Avaliação de demandas do Orçamento Cidadão Participativo

Uma avaliação positiva do andamento das revindicações eleitas nas assembléias do Orçamento Cidadão Participativo, implantado pela Prefeitura de Passo Fundo, foi feita na noite de terça-feira, pelos 54 integrantes da comissão que acompanha esse projeto. Atualmente, 14 propostas estão em andamento e 13 começarão a ser encaminhadas no segundo semestre.
O encontro foi conduzido pelo coordenador do orçamento, Israel Kujawa, que relatou aos participantes, como está a tramitação de cada uma das propostas eleitas nas assembléias de vilas e bairros, no ano passado. Salientou, que cada uma tem número para acompanhamento dos interessados.
Na oportunidade, os 54 integrantes, mais o presidente e vices da Uampaf , também participaram de uma discussão sobre a formação dos conselheiros e a importância da participação popular. Entre as avaliações do encontro também ocorreu um debate sobre a mudança da prioridade eleita para a Escola de Educação Infantil Mundo da Criança, da Cohab-/Secchi, que em vez de ganhar mais uma sala terá a reforma do local.
Para a próxima reunião, prevista para 14 de setembro, além do acompanhamento das demandas, haverá uma discussão sobre planejamento urbano.
Conforme Israel Kujawa, até o próximo encontro a administração municipal vai receber propostas que vão ser incluídas na metodologia do Orçamento Cidadão Participativo 2011, cujas discussões vão iniciar em novembro e dezembro. Kujawa elogiou a participação no encontro desta terça, pois mesmo com o intenso frio, a presença foi significativa, “demonstrando o comprometimento de todos os voluntários com a causa popular.”