População começa a decidir investimentos para 2010

A partir da próxima terça-feira, a comunidade passo-fundense começa a votar nas prioridades de investimentos para 2010, dentro do processo do Orçamento Cidadão Participativo. Nesta nova fase algumas alterações propostas para o processo serão colocadas em prática, como forma de aperfeiçoar e ampliar a participação da comunidade.

A partir da próxima terça-feira, a comunidade passo-fundense começa a votar nas prioridades de investimentos para 2010, dentro do processo do Orçamento Cidadão Participativo.  Nesta nova fase algumas alterações propostas para o processo serão colocadas em prática, como forma de aperfeiçoar e ampliar a participação da comunidade. Para o prefeito Airton Dipp, o Orçamento Cidadão Participativo possibilita maior eficácia das políticas públicas em virtude da proximidade do gestor com o cidadão. “ O processo gera maior transparência e controle social das políticas, além de ser um importante momento para o debate de questões de interesse comunitário”, disse.
As prioridades serão decididas em assembléias,  realizadas em 27 regiões da cidade, sendo 5 no meio rural. Os encontros serão  entre 20 de outubro e 28 de novembro. Nesta primeira semana estão agendadas as assembléias nas regiões da São Cristóvão ( 20/10, 19h, salão da Igreja Sagrada Família),  da Roselândia (21/10, 19h, no salão da Igreja Católica, no Bairro Santa Rita), na região da Vila Mattos (22/10, 19h, salão da Capela Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Santa Marta), na região da Santa Marta (23/10, 19h, Sede da Associação de Moradores da Santa Marta) e na Lucas Araújo ( 24/10, 14h, no salão da Igreja Santa Isabel).
Conforme o secretário de Planejamento, Rene Cecconello, o montante liberado no orçamento para os investimentos do OCP será de R$ 3 milhões de reais, e os critérios de distribuição do dinheiro são 45% do valor total distribuídos igualmente entre as 27 regiões, sendo 50 mil reais para cada região. Outros 45% distribuídos igualmente entre as associações de moradores, sendo que os 5 distritos também serão contemplados, mesmo que não tenham associação constituída. E os 10% restantes funcionarão como adicional de incentivo àquelas regiões que contarem com a maior participação da população credenciada nas Assembléias. “ Construímos de maneira articulada a democracia representativa com a democracia direta, pois entendemos que o cidadão não encerra a sua participação no ato de votar, quando escolhe o prefeito e o vice-prefeito. Vai além , participando e decidindo sobre a gestão pública, tornando-se um protagonista do processo político e da construção do futuro do município de Passo Fundo”, declarou Ceconello.
A organização do processo de votação e  o controle do OCP está sob a responsabilidade da Coordenadoria de Movimentos Populares e da Secretaria de Planejamento. Para obter informações sobre as datas das assembléias de cada bairro, basta entrar em contato com a equipe responsável pelo processo, pelo telefone 3316 7107.

Atualizado em 16 de outubro de 2009.