Ações que serão realizadas com verba do BID foram detalhadas à comunidade

Na última quarta-feira, a comunidade passofundense teve a oportunidade de conhecer todos os detalhes do Programa de Desenvolvimento Integrado que será implantado em Passo Fundo, com verbas do BID- Banco Interamericano de Desenvolvimento). Foi durante uma consulta pública, realizada na Câmara de Vereadores que o prefeito municipal, Airton Lângaro Dipp, destacou a importância desse investimento, de cerca de 20 milhões de dólares, entre financiamento do banco e contrapartida da Prefeitura. Segundo o chefe do Executivo, o programa tem como principal objetivo promover a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Passo Fundo. “Sua estratégia consiste em atender as principais prioridades da cidade”, disse ele.

Já o secretário de Planejamento, René Cecconello, frisou que o projeto está na sua reta final e que a consulta pública, além de importante para detalhar o projeto à sociedade, é sugestão do próprio Banco. “Esta reunião é uma espécie de conclusão do Programa junto à comunidade”, ressaltou Cecconello. O projeto já está disponível no site da Prefeitura Municipal, bem como seu relatório de avaliação ambiental. Na sede do executivo, uma cópia impressa também está disponível para consulta da comunidade.

Para esclarecer as ações do Programa de Desenvolvimento Integrado, o coordenador técnico da unidade de preparação do programa, Gustavo Borowski, que é engenheiro civil da Seplan (Secretaria de Planejamento), fez uma explanação contendo todos detalhes do Programa. São quatro eixos que norteiam as atividades: Transporte e Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Urbano da Área de Expansão, Desenvolvimento Econômico Local e Fortalecimento Institucional. No que diz respeito ao transporte e mobilidade, serão financiadas as seguintes intervenções: estruturação de um anel viário e de binários na área central, implantação de estradas de acesso aos distritos Bela Vista, Bom Recreio e São Roque, com intervenções de melhorias nas condições das vias, além de pavimentações e sinalizações. Sobre o desenvolvimento urbano, será financiado um Plano Urbanístico Local da região sudoeste/Perimetral Sul, que definirá diretrizes espaciais de ordenamento. Além disso, está previsto a construção de praças e melhorias nas condições de infraestrutura local e a consolidação de um sistema de áreas verdes de lazer, entre outras ações.

Gustavo disse ainda, no que se refere ao desenvolvimento econômico local, serão feitos estudos de consultoria que apóiem a análise do ambiente econômico de Passo Fundo. Também será preparado um plano estratégico econômico para o município e um plano setorial, além de outras questões econômicas. Para o fortalecimento institucional, serão realizados planos estratégicos necessários para o desenvolvimento dos componentes de transporte e mobilidade, e de desenvolvimento urbano, além de promover o fortalecimento das secretarias que participarão da execução do programa, como a Seplam, a STMUS (Secretaria de Transportes, Mobilidade Urbana e Serviços), a SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), e SEHAB (Secretaria de Habitação).

Próximo passo

Na próxima semana, entre os dias 15 e 19, consultores do BID estarão em Passo Fundo para realizar uma avaliação final de todo programa, oportunidade em que eles vão emitir um relatório para o banco, objetivando a aprovação final do empréstimo. Segundo o secretário Cecconello, o processo está ‘super’ encaminhado. “Aprovado pelo banco, existe o trâmite de ser aprovado pela Secretaria do Tesouro Nacional, processo que está sendo articulado com o próprio secretário do Tesouro, Arno Augustin”, explicou. Cecconelo disse que passada por essa fase, é a vez de ir para o Senado Federal, que dá o último aval. “Também estamos articulados com os três senadores gaúchos: Paulo Paim, Sérgio Zambiasi e Pedro Simon, para que o processo tramite rapidamente. Nossa expectativa é que na metade do segundo semestre possamos estar muito próximos de assinar o contrato, e aí, ainda este ano, começamos a utilizar os recursos”, disse.

Atualizado em 12 de junho de 2009.