Prefeitura orienta sobre descarte de lâmpadas

Materiais não devem ser postos junto com o lixo comum em razão do risco de contaminação ambiental

Lâmpadas fluorescentes não devem ser descartadas junto com o lixo comum ou depositadas nos Ecopontos instalados pela Prefeitura de Passo Fundo em diferentes regiões da cidade. A orientação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que, nesta segunda-feira (21), emitiu uma nota técnica informando que as pessoas devem procurar os locais adequados para fazer a dispensação correta destes objetos.
Conforme a secretária do Meio Ambiente, Gabriela Engers, por se tratar de materiais de uso cotidiano, muitas pessoas acabam descartando as lâmpadas no lixo doméstico ou as levando até as unidades dos Ecopontos, criadas pelo Município para estimular ações de reciclagem e de reaproveitamento de diversos itens. “Ocorre que os Ecopontos não são estruturas adequadas para este tipo de material, assim como também é prejudicial para o meio ambiente que as lâmpadas fluorescentes sejam postas no lixo comum”, informa ela.
Gabriela explica que as lâmpadas fluorescentes possuem, dentro do tubo de vidro, uma camada de fósforo, além de serem preenchidas com gases inertes e conter mercúrio em seu interior. “Por conter metal pesado na composição (mercúrio), as lâmpadas precisam ser descartadas em locais específicos. Ao serem descartadas no lixo comum, acabam parando em aterros sanitários e, quando quebradas, liberam o metal tóxico no solo. Então, o mercúrio chega até os lençóis freáticos e contamina os rios, plantações, animais, e, consequentemente, os seres humanos”, alerta.
Ainda de acordo com ela, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu normativas para o desuso correto destes itens. “Esta legislação estabelece que os fabricantes, comerciantes e importadores devem implementar o serviço de logística reversa do material. Isso quer dizer que as lâmpadas fluorescentes devem ser acomodadas em caixas ou sacolas grossas, para que não quebrem, e etiquetá-las, identificando o material que possui. Em seguida, de forma totalmente gratuita, as pessoas devem levar este material até um dos locais que fazem este recebimento”, argumenta Gabriela.
Onde descartar
Atualmente, as lâmpadas fluorescentes podem ser descartadas nos seguintes locais: Pansera Material Elétrico; Celesp; Eletropasso; GM Materiais de Construção; Base Materiais Elétricos e Hidráulicos; Comercial Zaffari; Stock Center; Luminar, Bella Città Shopping Center; Passo Fundo Shopping; Central de Material Elétrico e Hidráulico; e Havan.