Para mais informações sobre o programa É o Bicho o telefone de contato é o (54) 3317-2529

O Programa É o Bicho, criado pela Prefeitura de Passo Fundo, é dedicado ao bem-estar dos animais de rua do município, especialmente, cães e gatos. Desde sua criação em 2014, mais de 3.500 castrações cirúrgicas de animais foram realizadas em diversos bairros da cidade.
Com isso, foi evitado o nascimento de aproximadamente 42 mil animais, levando em consideração que em apenas um ciclo de um ano é possível que cada fêmea tenha ate 12 filhotes. Para prefeito Luciano Azevedo, o É o Bicho se mostra uma ação que deu certo. “Mesmo que os números de animais que precisam se castração sejam sempre crescentes, com o programa conseguimos cada vez mais diminuir esse índice e cumprir com ações em prol do bem-estar animal”, afirmou.
Funcionamento do programa
Evitar a procriação descontrolada e o abandono de animais, através do procedimento de castração cirúrgica e cuidados em geral, são os dois principais objetivos do programa. Através de uma unidade móvel, o É o Bicho leva cães e gatos até clínicas veterinárias conveniadas para realizar o procedimento de castração cirúrgica.
O programa é a principal política pública do município para a área e beneficia inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) – com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários. Além disso, as organizações protetoras dos animais também são atendidas. A castração cirúrgica, além de realizar o controle de procriação, melhora a qualidade de vida dos animais ao evitar a incidência de doenças e problemas de comportamento inadequados no convívio com outros animais e em comunidade.
Para mais informações sobre o programa É o Bicho o telefone de contato é o (54) 3317-2529.