Alunos da Veterinária tem aula na hospedaria

O espaço, além de cumprir o papel de proteção dos animais, serve como um ambiente de aprendizo

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Meio Ambiente, conta com uma hospedaria que abriga cavalos apreendidos e resgatados na cidade, seja devido aos maus-tratos ou qualquer situação irregular. O espaço, além de cumprir o papel de proteção dos animais, também serve como um ambiente de aprendizado para alunos de cursos superiores, como o Curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Acompanhados pelo professor Luiz Carlos Kreutz, os alunos no 6º semestre foram até a hospedaria para aprender mais. Para cada cavalo analisado foi feito todo o histórico, com descrição do animal, coleta de sangue para teste de mormo e anemia, verificação da idade através da dentição e pesagem com fita de medição de peso/altura. A visita foi acompanhada da médica veterinária da Secretaria de Meio Ambiente, Bárbara Zago. “Apresentei a hospedaria, expliquei como funciona a secretaria e a Coordenadoria de Bem-Estar Animal, bem como quais os procedimentos quando recebemos denúncias de maus tratos”, disse ela.

A hospedaria também está ligada à Coordenadoria de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente. Segundo o secretário da pasta, Rubens Astolfi, ações como esta colaboram para formar profissionais mais preparados. “É uma parceria produtiva e que nos ajuda a recuperar esses animais. Contamos com 20 equinos na hospedaria que podem ser adotados pela população, desde que se tenha o comprometimento de dar condições para o animal viver bem e junto à natureza”, disse Rubens.

Adoção
Atualmente, são 20 cavalos abrigados e que estão disponíveis para adoção responsável. Para quem tiver interesse, o contato pode ser feito na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (54) 3317-2529.

(Fotos: Divulgação)

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 24 de abril de 2017.