Prefeitura cria Coordenadoria de Bem-Estar Animal

A intenção é articular e promover políticas públicas voltadas para a área

Articular e promover políticas públicas voltadas para o bem-estar animal motivou a Prefeitura de Passo Fundo a instituir a Coordenadoria de Bem-Estar Animal. O ato que marca a criação da iniciativa aconteceu na manhã dessa segunda-feira (16), no Parque Ambiental Banhado da Vergueiro.

A coordenadoria ligada à Secretaria de Meio Ambiente faz parte da reforma administrativa encaminhada pelo Executivo via projeto de lei para Casa Legislativa. Com a aprovação, a medida se torna uma ferramenta para manter um diálogo contínuo com a sociedade e também atender um pedido antigo do segmento de protetores de animais, área representativa na cidade.

Defensora dos animais e representante da causa há 20 anos, Diane Tauffer falou em nome das diversas entidades presentes. “Há muito tempo estou nessa caminhada e já pensei em me aposentar da função. Com este grande avanço é hora de não desistir, é hora de darmos as mãos e batalhar. É um grande avanço do nosso prefeito. Cuidar dos animais não exclui cuidar das pessoas, por isso, precisamos de apoiadores sempre”, ressaltou ela.

Para Luciano, o ato marca o nascimento da coordenadoria, uma luta antiga dos protetores de animais da cidade. “Nós todos entendemos a importância da causa animal. É uma causa moderna, humana e atual, em que a sociedade mundo afora se preocupa. Este é um momento histórico e Passo Fundo se destaca por isso. A coordenadoria será uma ferramenta de construção e desenvolvimento para avançar cada vez mais”, disse o prefeito, que também lembrou que a criação da Coordenadoria de Bem-Estar Animal só foi possível devido a segunda reforma administrativa que o Executivo já encaminhou para cortar cargos, diminuir despesas e elencar prioridades do governo.  

A criação da coordenadoria é mais um passo que se soma ao Programa É o Bicho, criado pela administração municipal com o objetivo de reduzir a procriação descontrolada e o abandono de cães e gatos na cidade.

O secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, acompanhou todo o processo de criação da coordenadoria. “Agradecemos a sensibilidade do nosso prefeito para criar a coordenadoria, uma resposta significativa para uma demanda antiga. O estudo de viabilização foi realizado ainda no ano passado, quando nos reunimos para ver quais seriam as atribuições e qual seria o caminho para a criação”, afirmou.

O vereador Rafael Colussi, que batalhou pela iniciativa e é conhecido pelo trabalho em defesa dos animais, também participou do ato. Entre as ações da Coordenadoria de Bem-Estar Animal estão: o controle e a fiscalização do bem-estar dos animais, a diminuição dos animais de carroça, o avanço nas questões dos animais comunitários e a promoção de políticas públicas na área.


FOTO: ALEX BORGMANN






Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 16 de janeiro de 2017.