a A3P desenvolverá várias ações ambientais junto ao funcionalismo público
A Prefeitura de Passo Fundo e a União, através do Ministério do Meio Ambiente, firmaram um termo de adesão para implantar no município o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P. Com a parceria, a comissão que está à frente dos trabalhos iniciou a elaboração de gestão para iniciar as atividades do programa.
Implantada oficialmente, a A3P desenvolverá várias ações ambientais junto ao funcionalismo, de forma que haja o uso consciente dos recursos materiais. A intenção é que, até o final de 2015, seja realizado o diagnóstico e estabelecido o Plano de Gestão Socioambiental. De forma geral, o plano de trabalho previsto conta com comissão e participação dos representantes, diagnóstico, plano de ação, registro de relatórios técnicos e compartilhamento de experiências.
A comissão conta com representantes de diferentes setores da Prefeitura, com os seguintes membros: Jerônimo de Boni e Viviane Cristina de Mello (Secretaria de Meio Ambiente); Gilberto Gonçalves Lopes (CIPA); Andreia Canal (Secretaria de Administração); e Douglas Ernesto Bonfante (Biometria).
O secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, agradeceu o apoio recebido pelo prefeito Luciano Azevedo para a implantação da A3P e pelo Ministério do Meio Ambiente, que incentiva a criação de ferramentas de sustentabilidade dentro do setor público.
A inserção do programa socioambiental no cotidiano e na qualidade de vida do meio ambiente de trabalho têm impacto positivo direto. Entre os objetivos traçados pelo termo estão: promover a reflexão sobre os problemas socioambientais no âmbito da instituição; estimular a adoção de atitudes e procedimentos que levem ao uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos, a fim de maximizar a eficiência dos serviços prestados; garantir a gestão integrada de resíduos pós-consumo, inclusive a destinação ambientalmente correta; e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho.