Pneus são retirados do Ecoponto para que funcionamento seja normalizado

Pneus são retirados do Ecoponto para que funcionamento seja normalizado

Cerca de 40 Toneladas de pneus foram retiradas do Ecoponto nos últimos dias para que o funcionamento seja normalizado. O local, criado pela Prefeitura de Passo Fundo e administrado pela Secretaria de Meio Ambiente, é utilizado para o descarte, de forma ambientalmente correta, de pneus usados.

Durante 20 dias, as empresas responsáveis pela coleta de pneus no Ecoponto deixaram de realizar o serviço, o que gerou uma superlotação e o recebimento de pneus teve que ser suspenso. O destino correto aos pneus usados é regulamentado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que foi instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, e por meio da logística reversa busca, através de um conjunto de ações, procedimentos e meios, viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial,
para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação.

Ainda de acordo com a lei, a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos é dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores para minimizar o volume de resíduos sólidos, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos. De Passo Fundo, são destinadas cerca de 15 a 18 toneladas de pneus usados por semana, através de 1 ou 2 cargas, para Santa Catarina e São Paulo. Esse material é reaproveitado como combustível alternativo para as indústrias de cimento, fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos de quadras poliesportivas, pisos industriais, tapetes para automóveis, além da possibilidade de serem transformados em componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha.

Conforme o secretário de Meio Ambiente, Enilson Silva Gonçalves, muitos pneus são depositados, de maneira irregular, pela comunidade na área externa do Ecoponto e em horários que o serviço não está sendo oferecido.“ No local, nunca foi encontrado foco de dengue pela Vigilância Sanitária, mas estamos trabalhando para agilizar a destinação correta destes pneus e deixar a área externa totalmente limpa. Destacamos que as pessoas que descartarem pneus na área externa e fora do horário de funcionamento serão multadas”, afirmou.

A previsão é que o Ecoponto possa voltar a receber pneus na próxima semana.O secretário ressalta, ainda, que antes de levar os pneus até o local é preciso pegar uma autorização na Secretaria de Meio Ambiente, que fica localizada na Rua Uruguai, nº 760 , no centro . O Ecoponto fica junto à pedreira na Perimetral Leste ERS 135, no Parque Farroupilha e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 2 de outubro de 2013.