Cubanos estiveram reunidos com Juliano Roso nesta terça-feira, 07

Uma delegação composta por engenheiros agrônomos, pesquisadores e funcionários do governo de Cuba esteve nesta terça-feira, 07, na Prefeitura de Passo Fundo para tratar do intercâmbio de conhecimentos relacionados a empreendimentos solidários, com o prefeito em exercício, Juliano Roso. Também participaram do encontro o secretário de Meio Ambiente, Enilson Gonçalves, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Silva.
Os cubanos estão no Rio Grande do Sul desde março, onde buscam conhecer as ações da Cadeia Solidária Binacional do PET e os processos de produção e comercialização que envolvem a Cadeia Solidária de Frutas Nativas. Na ocasião, Juliano ressaltou que o governo municipal está à disposição para colaborar com o trabalho realizado pelo grupo. Também informou que a cidade será um dos pólos de beneficiamento de matérias-primas recicláveis, através da Cadeia do PET, com a construção de um galpão para a realização deste trabalho, enquanto a Secretaria Estadual da Economia Solidária fornecerá o maquinário e organizará a formação de cooperativas e capacitação de catadores que irão atuar nesta nova maneira de encaminhar o material obtido pelas garrafas recicláveis.
Uma das intenções da visita da delegação é a possibilidade da formação de parcerias com municípios do Estado, especialmente para a implantação de empresa de biofertilizantes.