A Prefeitura Municipal instalou no leito do rio, nesta terça-feira uma barreira de contenção flutuante.

Para diminuir o acúmulo de lixo no Rio Passo Fundo, principalmente em locais de difícil acesso, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Grupo Ecológico Guardiões da Vida, instalou no leito do rio, nesta terça-feira uma barreira de contenção flutuante. A barreira foi confeccionada pelo Grupo de Mulheres em Busca de Vitória, do bairro Bom Jesus, sendo inteiramente de material reciclável, com aproximadamente 500 garrafas pet.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Clóvis Alves, serão instaladas quatro barreiras em caráter experimental, para reter o lixo de forma que ele não chegue em locais de difícil acesso. Ele disse que serão feitas inspeções visuais na barreira, e conforme a necessidade, elas serão limpas.
A primeira barreira instalada se localiza no perímetro do rio localizado ao lado do Legislativo Municipal, sendo que outra vai ser disponibilizada próxima ao Rio Santo Antônio, e outras duas em direção à BR 285.
Também presente na instalação do material, o secretário de Planejamento, Rene Cecconello, destacou a ação, que pretende diminuir as consequências do grande volume de lixo depositado no rio. “Com isso vamos segurar os resíduos da cidade e retirá-los em um local de fácil acesso”, disse ele.
Sobre o lixo que se encontra nas proximidades da Embrapa Trigo, o secretário Clóvis Alves disse que aguarda ainda para hoje a autorização do Defap para começar a intervenção na mata ciliar e a remoção dos resíduos.