Reserva particular do patrimônio natural é reconhecida pela Prefeitura

Reserva particular do patrimônio natural é reconhecida pela Prefeitura

Com um decreto  assinado pelo Prefeito Airton Dipp e que está sendo publicado nesta terça-feira, a Prefeitura de Passo Fundo está  reconhecendo a primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal, de interesse público e em caráter perpétuo. A área de 5 hectares, pertence à Congregação Missionária Redentorista, que mantém o colégio Instituto Menino Deus.
O licenciamento através do município só está sendo possível graças a uma lei aprovada no ano passado pela Câmara de Vereadores e que deu a Prefeitura essa possibilidade. Com isso, o local será de preservação permanente, habilitando o Instituto Menino Deus a captar recursos públicos para projetos ambientais e a ter isenções de alguns impostos.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Clóvis Alves, o local vai se transformar em uma área de estudos e pesquisas para estudantes e comunidade. Poderão ser feitas visitas e trilhas ecológicas, entre outros. “Esse é um grande passo para a preservação ambiental e é irreversível”, comemora o secretário,atuante incentivador das causas ecológicas.
Para ele, o Menino Deus vai se tornar referência nessa área, a partir da oficialização da reserva que está sendo feita agora. Ele também ressalta o caráter pioneiro da iniciativa, pois Passo Fundo é um dos poucos municípios gaúchos, no momento, a ter essa legislação e a oportunidade de localmente preservar reservas, como essa que é de mata nativa. Clóvis Alves diz que outras áreas estão sendo observadas em Passo Fundo e que alguns proprietários já procuram a secretaria para se informar dessa proposta inovadora.
A solenidade de criação dessa reserva ambiental particular vai ser feita no próximo dia 17 de julho, às 9h30min, no Instituto Menino Deus.
Ainda este mês, consultores do Ministério do Meio Ambiente estarão em Passo Fundo, avaliando outros locais que poderão se tornar  unidades de conservação e igualmente ficarão protegidas. 
 

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 5 de julho de 2010.