Prefeitura constrói poço artesiano no Viveiro Municipal
No último final de semana, a Prefeitura Municipal de Passo Fundo via Secretaria de Meio Ambiente (Smam), concluiu o poço artesiano do Viveiro Municipal Chico Mendes, localizado no Bairro São José. A obra foi viabilizada com cerca de R$ 30 mil do Fundo Municipal do Meio Ambiente.
Existente há 50 anos, o viveiro é responsável pela produção de mudas de árvores nativas, ornamentais e flores, que servem para arborizar o município de Passo Fundo no geral, como em passeios públicos, praças e projetos desenvolvidos por instituições da cidade. O secretário de Meio Ambiente, Clóvis Alves, explicou que não é recomendável o uso de água tratada para irrigação das plantas, o que torna o poço indispensável. Esse poço artesiano têm 270m de profundidade, e sua capacidade de vazão é de 20 mil litros por hora.
Ele disse ainda que o viveiro vem passando por um processo de reestruturação, sendo que há poucos meses foi construída uma estufa de 300 m², inclusive com um sistema de irrigação automatizado. Obra também financiada através do Fundo de Meio Ambiente.
Com essa nova estrutura que se forma, será ampliada a equipe de servidores do local, inclusive com a participação de universitários e do aproveitamento da mão de obra carcerária, viabilizada pelo Projeto “Cara Cara com a Liberdade”, desenvolvido pela secretaria juntamente com o Presídio Regional de Passo Fundo. Também está sendo firmada uma parceria com o Centro de Tecnologias Alternativas de Passo Fundo (Cetap) para o apoio na parte técnica da produção de mudas. “Nos próximos anos o viveiro será referência como um centro ambiental da região”, afirmou o secretário.
O Viveiro Chico Mendes está caminhando para a auto-sustentabilidade, pois já produz adubo orgânico através do sistema de compostagem e uma cisterna ainda será construída para captação da água da chuva. Aproveitando o momento, o presidente do Bairro São José, Juraci do Amaral, lembrou que quando o viveiro esteve por sair do bairro, a comunidade se manifestou contra e lutou pela permanência do espaço e está contente com os investimentos.
Nova obra
No mês de março a Prefeitura Municipal inicia uma nova obra no Viveiro Chico Mendes: um anfiteatro, sala de aula e banheiros, além de todo cercamento do local. Segundo Clóvis, o espaço será usado para aulas de educação ambiental, oferecendo uma nova ferramenta de ensino para as escolas de Passo Fundo.