Começou a coleta seletiva do lixo

Começou a coleta seletiva do lixo

Numa parceria de várias secretarias municipais, começou neste dia 24 a coleta seletiva do lixo em Passo Fundo, inicialmente em dez bairros da grande São Cristóvão, para no final da implantação desta fase chegar a 32 bairros, num prazo médio de l5 dias. As Secretarias dos Serviços Urbanos, da Assistência Social e Meio Ambiente estão engajadas neste programa.

Educação

Segundo o Diretor de Educação da SMAN, Paulo Pinheiro, a coleta seletiva do lixo está atrasada porque faltou o material educativo para a população, e a implantação deste procedimento demanda custos mais caros e os bairros devem estar bem informados para aproveitá-lo bem. Os bairros da grande São Cristóvão onde a coleta seletiva já começou são: Loteamento Parque Turístico, André Rebechi, São Cristóvão II, São |Luiz, Vila Graciosa, Leopoldina, Sgarbi, Ricci, Ivo Ferreiras e Loteamento Santa Rita. A Empresa Nova Era, vai passar semanalmente nas segundas, quartas e sextas feiras, recolhendo o lixo orgânico em caminhões convencionais e nas terças e quintas feiras, o lixo seco, com um veículo apropriado. O Diretor Paulo Pinheiro sujere que a população dos bairros que ainda não estão na programação, já comece a separar o lixo orgânico do lixo seco, para quando a coleta começar nestes locais já ter hábito. Mesmo que o caminhão da coleta seletiva não passe em determinado local, os moradores podem mandar o lixo que já tiverem separado, pelos caminhões convencionais que a seleção será feita na usina. Há muito tempo já havia um acordo entre o Município e o Ministério Público o projeto já esta pronto, mas só agora começou a ser implantado.

Esteira

Na usina do lixo, existe uma esteira onde os trabalhadores atuam, fazendo a separação de papeis, vidros, ferro, plásticos e latas. Atualmente muito lixo rentável se perde, por causa da mistura destes materiais com o lixo orgânico. Segundo a Empresa Nova Era hoje ll0 toneladas de lixo são recolhidas diariamente no Município e apenas 3% conseguem selecionar. Este percentual com a coleta seletiva deverá aumentar em muito ensejando uma maior comercialização dos materiais recicláveis. Importante neste processo de coleta seletiva é a participação de segmentos da Secretaria de Assistência Social, como o PAC e dos Agentes Jovens, que passaram de casa em casa nas vilas distribuindo os folders e orientando a população, além disso, a Secretaria do Meio Ambiente efetuou também palestras nas escolas, alertando a população sobre a importância da separação do lixo, seu aproveitamento e as doenças que mal manipulado o lixo pode causar.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 25 de outubro de 2005.