Sistema da Inspeção de Passo Fundo adere ao SUASA

Governo federal ajudará produção primária municipal

O prefeito em exercício, Adirbal Corralo, recebeu a visita, na manhã desta quinta-feira (17/01), do coordenador de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura da FAMURS, Carlos Cardinal de Oliveira,  que se fez acompanhar pelo representante da FAMURS, João Luiz Bocorni. Participaram  do encontro o secretário do Interior, vereador Marcos Susin, o coordenador do Serviço de Inspeção Municipal, Luiz Carlos Borges,  representante da Emater, - Ivan guarienti, o vereador Edson Nunes  e Thalito F. Mendonça.

Tratou-se do curso Adesão ao SUASA (Sistema  Unificado de Atendimento à Sanidade Agrícola), como explicou o coordenador Carlos Cardinal. O evento será  realizado em Porto Alegre, na Famurs, dias 22 e 23 deste mês. "O Programa Nacional de Agricultura, do governo federal, visa melhorar as condições da produção local, com atendimento aos padrões  de saúde pública e  favorecimento aos negócios da pequena agricultura local", resumiu Carlos Cardinal. O programa a ser instalado atuará em parceria com o SIM (sistema de Inspeção Municipal). Informou o secretário do Interior Marcos Susin.

O prefeito em exercício Adirbal Corralo observou que os critérios de qualidade sanitária que serão incrementados, incluindo controles rigorosos, estabelecerão padrões de competitividade mais justos para os que produzem, fortalecendo a competição honesta. O programa  prevê recursos federais para a  estrutura de controles e fiscalização, tanto em produtos vegetais como de origem animal, fabricação e comércio, além dos insumos. Os investimentos permitirão o uso de selo de qualidade, promovendo-se a  rotulagem da produção. Os investimentos variam em  cada município, salientando que Passo Fundo se destaca  entre os dez municípios do Estado que já desenvolvem programa da fiscalização de  seus produtos. Isso tudo significará incorporação de valor e reconhecimento à nossa produção, repercutindo como meio regulatório da atividade fiscal do município, para aumento da arrecadação, avalia Adirbal Corralo. A ampliação do sistema  de controle ajudará investidores corretos, evitando vantagem injusta de produtores clandestinos, além de proteger a saúde do consumidor.

Para o secretário Susin, será importante trazer  recursos federais visando qualificar o momento de natural crescimento das atividades agro-pastoris de Passo Fundo  e região.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 17 de janeiro de 2008.