Fomento à piscicultura é tema de palestra promovida pela Prefeitura

Fomento à piscicultura é tema de palestra promovida pela Prefeitura

A Prefeitura de Passo Fundo realizará na próxima quinta-feira (22), a palestra “Especialidades da Aquicultura na Hungria: a possibilidade de intercâmbio da aquicultura entre o Brasil e a Hungria, na área de ensino técnico a acadêmico”. O palestrante será o professor István Sttzés, da Universidade de Szent István, da Hungria. O evento, que inicia às 9h, no Auditório da Biblioteca Central da UPF, é gratuito e aberto para toda comunidade.

De acordoo com a secretária do Interior, Liliane Rebechi, a atividade é mais uma ação conjunta da Prefeitura, através de um convênio com a Universidade da Hungria, com o objetivo de fomentar a agricultura familiar a partir do desenvolvimento da piscicultura no interior do município. “A palestra que será ministrada pelo professor István Sttzés, referência em piscicultura no Brasil e na Hungria, possibilitará a troca de informações técnicas e acadêmicas, bem como o conhecimento das tecnologias utilizadas na criação de peixes”, afirmou Liliane.

Ainda, segundo Liliane, o município já tem a demanda de mercado para a venda de peixes. O primeiro passo foi criar o Programa Municipal de Piscicultura e, a partir disso, cadastrar os agricultores que já desenvolvem ou têm interesse em desenvolver a atividade de piscicultura, para a legalização ambiental. No momento, está sendo executada a terceira etapa do programa com a capacitação dos agricultores através de parcerias com entidades, por meio da participação de palestras, cursos técnicos, dias de campo, visitas técnicas, entre outras atividades.


As atividades capacitam os agricultores para que a criação de peixes seja mais uma alternativa de renda, uma forma de fomentar a economia das famílias do meio rural e atender demandas de consumo do mercado interno durante todo o ano, seja para consumo da população ou para inserção na merenda escolar.

A palestra promovida pela Prefeitura, com organização das Secretarias de Interior e de Educação, conta também com parceria da Universidade de Passo Fundo (UPF) e Emater.



Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 19 de maio de 2014.