Setur lança oficina de percussão e capoeira no Loteamento Umbu

Setur lança oficina de percussão e capoeira no Loteamento Umbu

As crianças e jovens do Loteamento Umbu, em Passo Fundo, receberão oficinas de percussão e capoeira, a partir da próxima semana. O trabalho faz parte do Programa CulturAção, que está sendo implementado pela Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto- Setur. Outros bairros da cidade serão contemplados com oficinas de teatro, hip-hop e confecção de bonecos e máscaras.
Responsável pela coordenação da oficina, juntamente com o professor de capoeira, Edson Oliveira, o músico Marcelo Pimentel explica que um dos objetivos do trabalho é repassar às crianças e jovens a cultura afro-brasileira, através da diversidade de seus ritmos. Segundo ele, os instrumentos utilizados são confeccionados pelos próprios alunos a partir de sucatas e material reciclável.
O lançamento do projeto ontem à tarde, contou com a participação do grupo Construindo Liberdade, do município de Tapejara, onde Pimentel desenvolve o mesmo trabalho há cerca de um ano. Utilizando latas, bombonas, cabos de vassouras e outros objetos, 16 crianças, com idade entre seis e 14 anos, deram um show de ritmos e expressão corporal, através da capoeira. “Começamos com a base dos ritmos, passando pelo baião, frevo, maçambique, marcha, xote, maracatu e maculelê, que dão origem ao samba. Além do aspecto musical, as crianças também desenvolvem uma consciência ecológica com a reciclagem de sucatas” afirma Pimentel.
De acordo com o prefeito Airton Dipp, a oficina no Loteamento Umbu vai funcionar uma vez por semana, no turno inverso da escola. Dipp pediu a participação dos pais para o desenvolvimento do projeto. “ Com o lançamento dessa oficina hoje, aqui, começamos a recuperar o tempo perdido. Contamos com os pais para nos ajudar nessa caminhada. Logo, nossas crianças estarão se apresentando em outros municípios” afirmou. O secretario da Setur, César Augusto dos Santos disse que a descentralização da cultura é a forma de despertar as potencialidades criativas das crianças e jovens dos bairros da cidade. “Esse é o grande investimento na construção de um futuro” declarou. As oficinas serão totalmente gratuitas.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 10 de agosto de 2006.