Passo Fundo tem um valor de R$ 1,4 milhão para distribuir entre os projetos que forem aprovados
A Secretaria Municipal de Cultura promoveu nesta segunda-feira (25) uma Audiência Pública destinada a conhecer mais profundamente o que propõe a Política Nacional Aldir Blanc, PNAB, direcionada a explicar para a população, especialmente o público que trabalha com cultura, mais a fundo sobre essa política. A Audiência contou com a presença de Mari Martinez, Coordenadora do Escritório do Ministério da Cultura no Rio Grande do Sul. Passo Fundo tem um valor de R$ 1,4 milhão para distribuir entre os projetos que forem aprovados.
Conforme a secretária de Cultura, Miriê Tedesco, a Secretaria tem se mobilizado no sentido de esclarecer todos os envolvidos sobre a aplicação das políticas públicas. “A presença de Mari Martinez, Coordenadora do Escritório do Ministério da Cultura no Rio Grande do Sul, é prova dessa preocupação e cuidado para com o tema. O aporte financeiro que a PNAB traz para Passo Fundo, é mais um fomento que contribui com os artistas, produtores e todos os que tem na cultura sua fonte de subsistência, mas também significa entregar, disponibilizar tudo o que realizarem, para a população. É um ganha-ganha para todos”, explica a secretária.
A PNAB é uma oportunidade de financiamento à cultura mediante os repasses da União aos Municípios de forma continuada. Por meio dessa política, será possível investir regularmente em projetos e programas. Os municípios devem implementar ações públicas em editais e chamamentos abertos para os/as trabalhadores(as) da área da cultura, assim como podem executar os recursos nas políticas culturais locais de maneira direta.