Prefeito Pedro isenta taxas de administração do Teatro Municipal para artistas locais

Decreto publicado pelo Executivo nesta semana tem vigência até 31 de março de 2023 e tem o objetivo de estimular a utilização do equipamento público por artistas e produtores culturais de Passo Fundo

Incentivar e ampliar a utilização dos equipamentos públicos pelos passo-fundenses tem motivado uma série de ações e projetos da Prefeitura de Passo Fundo. Nesta semana, o prefeito, Pedro Almeida, tomou mais uma iniciativa no sentido de promover o acesso facilitado às artes e a cultura. Em decreto assinado nesta semana, Pedro isentou artistas e produtores culturais residentes no Município do pagamento das taxas de administração para a utilização do Teatro Municipal Múcio de Castro.

A medida, explicou o prefeito, atende as solicitações feitas pelos artistas locais e também cumpre o objetivo de estimular que o espaço público do Teatro seja aproveitado pela comunidade. “O Teatro foi revitalizado durante a gestão do ex-prefeito Luciano Azevedo e, recentemente, determinei a melhoria dos equipamentos de som e luzes, o que melhorou bastante a acústica e a iluminação do nosso Teatro. Agora, com este decreto, pretendemos fazer com o que o palco seja cada vez mais utilizado – e utilizado por artistas daqui de Passo Fundo, valorizando nossas manifestações artísticas”, defendeu Pedro.

O prefeito explicou ainda que os valores que vinham sendo cobrados para utilização do espaço contribuíam para custear a manutenção e a limpeza do Teatro. “Além de facilitar o acesso dos artistas ao Teatro, com a isenção destas taxas aos produtores culturais residentes em Passo Fundo nós acreditamos que pode haver um estímulo para que mais eventos culturais sejam realizados no local, dando mais oportunidades para as pessoas de assistirem peças, espetáculos e musicais”, argumentou Pedro, destacando que o decreto tem validade até 31 de março de 2023 e que a solicitação desta isenção deve ser feita junto a Secretaria Municipal de Cultura.

Para a secretária de Cultura, Miriê Tedesco, a Administração Municipal tem buscado diferentes formas de ampliar a utilização do Teatro Municipal pelos artistas. “Agora queremos que isso se estenda também ao público. É o projeto que temos chamado de formar plateia, de fazer com que as pessoas incluam em seu lazer, frequentar nosso Teatro Municipal que é tão bonito, tão intimista e tão bem cuidado”, comentou ela, complementando que todas as ações que estão sendo realizadas deverão fazer diferença para a cultura de nossa cidade. “Nem todas as cidades têm um Teatro como o que temos e nem todas tem tantos artistas como nós temos. Agora só precisamos ver crescer o número de pessoas a frequentar esse espaço”.