XV Festival Internacional de Folclore


Diferentes maneiras de conectar a cultura com as pessoas vão se somar ao entusiasmo, a alegria e a motivação de uma cidade que tornou-se palco para grandes festivais. O XV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo vai movimentar a cidade entre os dias 04 e 12 de agosto, durante a programação alusiva aos 165 anos do Município. Em um novo formato, a festa cultural que une pessoas de vários locais do mundo será ainda mais próxima das pessoas, com apresentações nos bairros e na região central.

Em 2022, o Festival vai celebrar sua 15ª edição resgatando a ligação da comunidade com a arte, a cultura e o folclore diante de um momento bastante significativo: o mundo todo está buscando a retomada da normalidade em um contexto de superação da pandemia com o que há de mais expressivo e simbólico em suas tradições. E Passo Fundo, a Cidade dos Festivais, irá, novamente, respirar o folclore!

Surgido em 1992, o evento é uma grande confraternização e congregação entre grupos artísticos locais, do Estado do Rio Grande do Sul, de outras regiões do Brasil e também de diversos países da Europa, Ásia, América Central, América do Norte e América do Sul. Ao longo do tempo, o Festival ganhou cada vez mais relevância, tornando-se uma iniciativa consolidada e desejada pela população que aguarda, com muita expectativa, o retorno desta festividade para conhecer e compartilhar formas de falar, vestir, dançar e cantar de lugares distantes e diferentes.

Há 30 anos, Passo Fundo acolhe e se apropria desta ciência das tradições, dos costumes, dos usos e da arte popular de um país ou povo. E se orgulha de despertar nas pessoas o respeito e a valorização das manifestações culturais de cada país.

E nesta retomada, a Prefeitura de Passo Fundo e a comunidade buscam novos formatos para popularizar ainda mais o que já é popular numa construção coletiva de 14 edições já realizadas.


Mais interação e proximidade

A proposta do XV Festival Internacional de Folclore é descentralizar o evento para as diferentes regiões de Passo Fundo, envolvendo os bairros: as apresentações diurnas serão realizadas em quatro escolas municipais, situadas nos bairros José Alexandre Zachia, Leonardo Ilha, Santo Antônio e Boqueirão. São elas, respectivamente: Guaracy Barroso Marinho, Eloy Pinheiro Machado, Romana Gobbi e Notre Dame.

Espetáculos noturnos serão realizados no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lalau Miranda. Acontecerão, ainda, ações itinerantes, como os desfiles pelas ruas da cidade e apresentações no Anfiteatro do Parque da Gare, na Gare Estação Gastronômica e na Estação Galeria da Arte.


Festival nas ruas

Outra ação que será retomada no Festival são os desfiles pela rua Morom e próximo às escolas: EMEF Eloy Pinheiro, Machado (Leonardo Ilha), EMEF Guaraci Barroso Marinho (Zachia) , EMEF Romana Gobbi (Loteamento Santo Antônio) , EMEF Notre Dame (Boqueirão). O formato se notabilizou desde a sua primeira edição e foi abraçado pela comunidade. Cores, alegria, entusiasmo e celebração: o folclore ganhará as ruas em 2022.

Passo Fundo dos Festivais

A trajetória e os vínculos afetivos estabelecidos pelo Festival Internacional de Folclore com a cidade estimularam a criação de outras iniciativas artísticas e culturais em Passo Fundo. O folclore, as manifestações da arte e da cultura são patrimônios simbólicos que agitam o município e a região. Em 2022, também serão retomados o Congresso Internacional de Folclore e o Festival Internacional de Dança Patrimonial em Pares – Danzpare Brasil.


NOTÍCIAS
DA SECRETARIA


TODAS