Secretaria de Cultura


Reculuta Farroupilha

Concurso de artes tradicionais

O CTG LALAU MIRANDA mantém firme a sua caminhada de resgate e valorização do tradicionalismo, representando Passo Fundo e o Rio Grande do Sul no Brasil e no exterior. Ao completar 63 anos de valorização e resgate da cultura gaúcha, o Centro de Tradições Gaúchas Lalau Miranda realizou a quarta edição da Reculuta Farroupilha, concurso de danças tradicionais, integrando e valorizando o trabalho nas escolas de ensino fundamental e médio da região e, ainda, as entidades tradicionalistas de todo o Rio Grande do Sul.

Levamos adiante e recuperamos sempre que possível a década de 1920, quando surge, no Rio Grande do Sul um movimento cultural denominado de Regionalismo Rio-Grandense trazendo à tona a cultura gaúcha que, naquela época, estava prestes a se apagar. O escritor Roque Callege já dizia nas páginas do jornal Correio do Povo que ”chegávamos a um estágio onde os costumes estão sendo apagados. Só ficou no coração do gaúcho a saudade pelo orgulho do passado heróico”. Um grupo de estudantes do Colégio Julio de Castilhos de Porto Alegre , quase todos de origem do interior do Rio Grande do Sul, resolveu criar o primeiro Centro de Tradições Gaúchas. Era o 35 CTG, no final da década de 40 , o qual dinamizou de tal forma as tradições gaúchas que passou a ser alvo das atenções das cidades do interior. No ano de 1952, Passo Fundo adere a este movimento e o jornalista Múcio de Castro juntamente com outros companheiros, funda o CTG LALAU MIRANDA em 28 de Março. Uma homenagem a Estanislau de Barros Miranda, homem de qualidades campeiras e artísticas, proprietário de terras na região do Butiá e Passo do Miranda, nascido em Passo Fundo em 1853 e falecido em 1916. Comprometido com todos esses valores, o Centro de Tradições Gaúchas simplesmente deixa apenas de concorrer em Concursos regionais e estaduais e passa a realizar seu próprio evento. Reculuta Farroupulha com o mais profundo sentimento de Encontro. Encontro da arte, encontro da música, encontro de confraternização, encontro de escolas, encontro do jovem com suas raízes e manifestações culturais.

Além da mostra competitiva entre as entidades, reforçamos nosso compromisso com as escolas que quase não tem palcos para apresentar os seus trabalhos. Pois o Palco da Reculuta se abre para receber a cada ano a INTEGRAÇÃO DE ARTE E TRADIÇÃO GAÚCHA ENTRE ESCOLAS, valorizando o aluno com as modalidades de declamação, intérprete, chula e danças tradicionais.