Secretaria de Cultura


Jornada Nacional de Literatura

Encontro literário de renome Internacional de incentivo a leitura

Período: Mês de Outubro

Informações: Site da Jornada Nacional de Literatura

As Jornadas Literárias de Passo Fundo constituem-se numa movimentação cultural cujo objetivo é a formação de leitores emancipados, críticos e multimidiais.

O encontro literário ocorre há mais de trinta anos numa promoção conjunta entre a Prefeitura de Passo Fundo e a Universidade de Passo Fundo (UPF),

Movimentação cultural de caráter permanente, a Jornada atinge seu ponto alto a cada dois anos, quando se encontram leitores, autores, artistas e intelectuais no complexo do Portal das Linguagens, localizado no Campus I da Universidade de Passo Fundo.

Com uma tradição de três décadas na realização das Jornadas Literárias, Passo Fundo orgulha-se por transformar-se, durante o período de sua realização, em cenário de festa, de celebração ao livro, de interação entre autores, artistas, pesquisadores, que vêm de diferentes lugares do Brasil e de outros países para o encontro literário referencia na América do Sul.

Graças à realização da movimentação cultural permanente proporcionada pelo projeto das Jornadas, o município tornou-se a Capital Estadual da Literatura (lei nº 12.838 de 13 de novembro de 2007) e a Capital Nacional da Literatura (título instituído pela lei nº 11.264, sancionada pelo então Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva).

Jornadinha Nacional de Literatura

No ano de 2001, ano de comemoração dos vinte anos das Jornadas de Literatura, acontecia, simultaneamente, no Circo da Cultura, a 1ª Jornadinha Nacional de Literatura destinada ao público infantojuvenil.

Crianças, pré-adolescentes e adolescentes obtiveram, com a sua criação, um encontro literário dirigido para a sua faixa etária e, sintonizado com os seus interesses, com a mesma organização e seriedade que pautaram as Jornadas desde o seu surgimento.

Para fomentar o hábito de ler entre o público infantojuvenil e, ao mesmo tempo, proporcionar uma verdadeira “imersão cultural”, as Jornadinhas contemplam uma programação diversificada que variam entre conversa com escritores, espetáculos teatrais, contação de histórias, shows musicais, atividades no ambiente com computadores, visita a exposições e sessão de autógrafos.

É oferecida, ainda, às escolas que não se inscreveram na Jornadinha, uma programação paralela constituída por atividades como espetáculos teatrais e conversas com escritores em horários e espaços alternativos.