Espetáculos de teatro, concurso literário e atividades como “Livros para Voar” e o “Leiturômetro” serão realizados como aquecimento para o evento
A 35ª Feira do Livro de Passo Fundo, promovida pela Prefeitura e pela Academia Passo-Fundense de Letras, começa no próximo domingo. Uma das novidades é o local onde será realizada, o Espaço Roseli Doleski Pretto, no centro da cidade, com fácil acesso para toda a população.
Segundo prefeito Pedro Almeida, a estrutura já está sendo montada para acolher o evento que movimentará a cidade entre os dias 15 e 22 de outubro. “Este espaço é muito especial para a nossa cidade, pois, abriga a Biblioteca Municipal, o Teatro Municipal, o Instituto Histórico, o nosso Museu, a Arena, que recebe atividades culturais durante todo o ano, ao lado da Secretaria de Cultura, onde nasceu toda a ideia de uma nova Feira do Livro, que acontece a partir do dia 15 e estará cheia de novidades”, relata o prefeito.
Para a secretária de Cultura, Miriê Tedesco além do local escolhido para abrigar a festa literária, que é de fácil acesso para a população, o evento trará novas atividades. “Uma estrutura maravilhosa que vai acolher os nossos Livreiros de Passo Fundo. Também teremos artesanato literário, um café, praça de alimentação, por todo o espaço a programação vai se desenvolver. Os autores circularão, serão lançados os livros, teremos sessões de autógrafos, shows, espetáculos, peças de teatro e o protagonismo para essa feira, do livro. Como novidade, os nossos alunos da Rede Municipal, trarão consigo o cheque-livro e poderão comprar na feira, e ainda, o passaporte da leitura, que o aluno vai poder comprar o seu primeiro livro. O espaço está muito lindo, vai ficar realmente muito diferente a nossa Feira do Livro deste ano”, aponta Miriê.
A partir desta quinta-feira (12), a cidade vai começar a se movimentar para a Feira do Livro. Espetáculos de teatro, concurso literário e atividades como “Livros para Voar” e o “Leiturômetro” serão realizados como aquecimento para o grande Festival da Leitura.
Neste ano, a Feira do Livro também será chamada de Festival de Leitura. O selo Passo Fundo dos Festivais lembra que a cidade se tornou palco de grandes movimentações culturais, como o Festival Internacional de Folclore e as jornadas literárias. A 35ª edição será realizada no Espaço Roseli Doleski Preto, no coração da cidade, que abrange, além da Academia Passo-Fundense de Letras, o Teatro Municipal Múcio de Castro, a Biblioteca Municipal Arno Viuniski, o Instituto Histórico de Passo Fundo e a Arena Instituto Histórico. As atividades, ainda, circularão por outros locais que são dos passo-fundenses, como a Escola das Profissões, a Escola Pública de Música Yamandu Costa, a Escola de Arte e Criatividade Roberto Pirovano Zanatta e o Prisma Espaço Geek.
Nove livreiros de Passo Fundo confirmaram a participação. Mais de 15 autores, da cidade e do Estado, estarão presentes. Haverá exposições, bate-papos, contação de histórias, lançamento de livros, sessões de autógrafos, visitações mediadas, painéis, saraus e brincadeiras literárias. Uma programação artística também contempla espetáculos teatrais e musicais e poesia.
O slogan “ler, contar e transformar” e os elementos escolhidos para a identidade visual resumem a definição da leitura na vida das pessoas.