Passo Fundo comemora 165 anos com o Festival no Parque da Gare

Esse foi o encerramento da Semana do Município, que contou com muitas atividades para a população e o movimento “Eu Amo Passo Fundo”

Neste domingo, 7 de agosto, Passo Fundo completa 165 anos. E uma grande festa de aniversário foi realizada no Parque da Gare durante a tarde, reunindo os grupos do XV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo. Esse foi o encerramento da Semana do Município, que contou com muitas atividades para a população e o movimento "Eu Amo Passo Fundo".

O prefeito, Pedro Almeida, considera que, com a programação, a Prefeitura buscou envolver as pessoas e conectá-las com a cidade, fortalecendo o pertencimento. "Todas as comemorações tiveram o objetivo de que as pessoas participassem. Passo Fundo é feita dos passo-fundenses, de quem nasceu ou escolheu morar aqui. E foi muito especial comemorarmos juntos", disse.

Em 2022, os passo-fundenses têm um motivo a mais para comemorar: entre mais de 5 mil cidades brasileiras, Passo Fundo foi eleita a 39ª melhor para viver, num ranking da Revista Isto É que reuniu 281 indicadores. "Temos muitas coisas com as quais nos orgulhar. Somos a oitava maior economia e o quarto município do estado que mais gerou emprego no último ano. Isso representa a consolidação de um trabalho que tem como resultado as melhorias na vida das pessoas" mencionou o prefeito.

No Parque da Gare, grupos nacionais internacionais, invernadas da cidade e a Orquestra Teutônia animaram o público. As apresentações tiveram início às 14h horas e seguiram até as 18h.

Rafaela da Silva Pinto, de 24 anos, participou da festa com o filho Pedro, de um ano e dois meses. Ela falou sobre a alegria de comemorar com a cidade a cidade. "Tenho muito orgulho de Passo Fundo. Sou muito feliz por ser passo-fundense e criar o Pedro aqui", contou.

Ainda, durante a manhã, uma missa folclórica marcou o aniversário do município. Na Catedral Nossa Senhora Aparecida, com a bandeira de Passo Fundo, os diferentes povos, com suas diferentes crenças, parabenizaram a cidade, celebram a diversidade e desejaram a paz para o mundo.

O Festival continua
Até o dia 12 de agosto, o XV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo agitará a cidade. A programação completa pode ser conferida em www.pmpf.rs.gov.br/festival.

Foto: Michel Sanderi