O lançamento foi realizado pelo prefeito Pedro Almeida na manhã desta terça-feira (26). Para a sua 35ª edição – a primeira após a pandemia –, a Feira do Livro terá muitas novidades
A Feira do Livro, uma marca da identidade de Passo Fundo, a Capital Nacional da Literatura, está de volta. A 35ª edição foi apresentada pelo prefeito Pedro Almeida na manhã desta terça-feira (26) e movimentará a cidade entre os dias 15 e 22 de outubro.
“O anúncio de que teremos, em 2023, a Feira do Livro é muito feliz para todos nós. Que este momento seja de resgate da nossa história e da nossa identidade. Não é à toa que somos a Capital Nacional da Literatura. Temos essa bandeira por meio de muitas mãos que trabalham pela cultura e porque sabem que ela transforma a sociedade”, disse o prefeito
Promovida pela Prefeitura e tendo como proponente a Academia Passo-Fundense de Letras, a feira vem com muitas novidades. Em setembro do ano passado, pela Lei 5.670/2023, ela foi tornada patrimônio cultural imaterial de Passo Fundo e, em 2023, será a primeira depois da pandemia.
A 35ª edição será realizada no Espaço Roseli Doleski Preto, no coração da cidade, que abrange, além da Academia Passo-Fundense de Letras, o Teatro Municipal Múcio de Castro, a Biblioteca Municipal Arno Viuniski, o Instituto Histórico de Passo Fundo e a Arena Instituto Histórico. As atividades, ainda, circularão por outros locais que são dos passo-fundenses, como a Escola das Profissões, a Escola Pública de Música Yamandu Costa, a Escola de Arte e Criatividade Roberto Pirovano Zanatta e o Prisma Espaço Geek.
Nove livreiros de Passo Fundo confirmaram a participação. Mais de 15 autores, da cidade e do estado, estarão presentes. Haverá exposições, bate-papos, contação de histórias, lançamento de livros, sessões de autógrafos, visitações mediadas, painéis, saraus e brincadeiras literárias. Uma programação artística também contempla espetáculos teatrais e musicais e poesia.
A secretária de Cultura, Miriê Tedesco, mencionou a dedicação da Prefeitura para tornar a Feira do Livro de 2023 possível. “Tivemos a ousadia de não nos prendermos aos formatos já estabelecidos quando começamos a pensar na feira, que, desde sempre, foi incrível, mas quisemos pensar em novo local, em novas atividades e estamos abertos para experimentar. Esta feira já é memorável porque renasce depois deste tempo da pandemia. Vivemos outras retomadas e ‘primeiras vezes' de eventos municipais e sentimos como eles fizeram falta enquanto não puderam acontecer”, disse.
Falando em primeira vez, esta é a estreia da Academia Passo-Fundense de Letras como proponente da Feira do Livro. A iniciativa foi recebida com alegria, destacou a presidente, Marilise Lech. “Em março do ano passado, fomos desafiados pelo prefeito Pedro Almeida como proponentes. Ficamos impactados e, acima de tudo, felizes. Essa feira será mágica”, enfatizou.
A Feira do Livro será uma oportunidade para que os 17 mil alunos da rede municipal façam a troca do cheque-livro, que vem anexado ao passaporte da leitura. A partir da ação, a Prefeitura fornece R$ 40 a cada aluno, tanto da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental, para a aquisição de obras nos livreiros parceiros.
A cultura transforma
Neste ano, a Feira do Livro também será chamada de Festival de Leitura. O selo Passo Fundo dos Festivais lembra que a cidade se tornou palco de grandes movimentações culturais, como o Festival Internacional de Folclore e as jornadas literárias.
O slogan “ler, contar e transformar” e os elementos escolhidos para a identidade visual resumem a definição da leitura na vida das pessoas. “Trouxemos, na logotipia, o ato de imaginar, de ter ideias, de sonhar. Ler um livro pode transformar uma pessoa, que modifica a sua bolha, que muda a sociedade”, pontuou Miriê.
Oscar Literário
Durante o lançamento da 35ª Feira do Livro, a Secretaria de Cultura realizou o Oscar Literário, homenageando entidades e pessoas que fazem parte desta história:
- Amigo da 35ª Feira do Livro - Sesc, devido a todo o seu envolvimento e incentivo à leitura em quase 70 anos presente em Passo Fundo
- Educador Emérito da 35ª Feira do Livro – escritor Agostinho Both, que tem mais de 50 livros publicados, é secretário-geral da Academia Passo-fundense de Letas e já foi vice-reitor da Universidade de Passo Fundo
- Patrono da 35ª Feira do Livro – Passo Fundo Cidade Educadora e as ações voltadas à educação e cultura
Esquenta para a feira
Entre os dias 12 e 14 de outubro, a cidade vai começar a se movimentar para a Feira do Livro. Espetáculos de teatro, concurso literário e atividades como “Livros para Voar” e o “Leiturômetro” serão realizados como aquecimento para o grande Festival da Leitura.