Carnaval de Rua acontece neste sábado em Passo Fundo

Desfile, que tem financiamento do Pró-Cultura, terá a participação de cinco grupos

A Prefeitura realiza neste sábado (13), o desfile de Carnaval de Rua em Passo Fundo. Com apoio financeiro do Pró-Cultura e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o evento é promovido pela Prefeitura de Passo Fundo em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba do município.

De acordo com a secretária de Cultura, Miriê Tedesco, o Carnaval é um evento que, dentre as manifestações de arte e cultura, apresenta-se como cultura popular. “Isso é muito significativo já que, assim como o tradicionalismo está para o Rio Grande do Sul, o Carnaval está para o Brasil. Passo Fundo tem envolvimento histórico com a Festa de Momo. Pesquisas do IHPF comprovam a presença de blocos carnavalescos na vida da cidade desde os anos de 1917, inclusive com a presença de carros alegóricos. Então, quando a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, promove esse resgate, é de história e cultura que estamos falando. É importante que, enquanto existirem as escolas de samba, a Prefeitura faça a ponte entre elas e a população e isso se dá através dos desfiles de rua, como este que estamos promovendo neste ano”, declara Miriê.

O desfile, que acontecerá na Avenida 7 de Setembro (Gare), com início às 20h30min. contará com a presença de cinco grupos, trazendo muita animação e diversão para os espectadores. A ordem dos desfiles é a seguinte:
Bloco APAExonados pela Vida - APAE Passo Fundo
Clube da Dança Escola Passo Fundo
Bloquito do Rito
Sociedade Beneficente e Cultural União da Vila
SERC Acadêmicos do Chalaça
Show de encerramento com a Banda da Saldanha

Impacto no trânsito
Em função da montagem da estrutura para o evento, haverá alterações no trânsito na região. Inicialmente, uma via será fechada, culminando no fechamento de um dos lados da avenida 7 de Setembro a partir das 18h desta sexta-feira, no trecho que compreende entre a General Osório e avenida Presidente Vargas.

Isso impactará também o trajeto de algumas linhas do transporte coletivo. As linhas que trafegam no sentido São Cristóvão - Centro deverão seguir pela Av. Presidente Vargas, acessar à direita na Gen. Canabarro, à esquerda na Gen. Osório e à direita na Cel. Chicuta, retornando ao itinerário normal, ficando sem atendimento a parada da Gare na avenida 7 de Setembro e também a parada do INSS na Cel. Chicuta.

Expectativa de diversão
Os organizadores prometem uma noite repleta de alegria e música, onde o público poderá acompanhar de perto o talento e a criatividade dos participantes, desde o Bloco APAExonados pela Vida, passando pelo Clube da Dança, até as escolas de samba que encantarão a Avenida e o encerramento com show da Banda da Saldanha
O Carnaval de Rua fora de época em Passo Fundo, celebrando a cultura e a tradição carnavalesca da cidade em uma noite memorável para todos os presentes e o desfile será realizado com qualquer tempo.