Uma ação de fiscalização de produtos de origem animal, realizada ontem (5) na RS 324, entre Passo Fundo e Marau, pelo Serviço de Inspeção Municipal da Prefeitura Municipal, com apoio de órgãos do Estado e Município, junto com a Polícia Rodoviária Estadual, resultou na apreensão de 430 quilos de carne de gado. O produto vinha de Guaporé, com registro apenas naquela cidade, portanto sem autorização para ser comercializado em Passo Fundo.

A blitz iniciou às 5 horas da manhã, na vila Matos, e até o final dos trabalhos pela manhã foram abordados 45 veículos. Num deles estava essa carne sem atender a legislação. O chefe da fiscalização municipal, Jéferson Timm, disse que a carne apreendida estava em plenas condições de consumo, faltando apenas a autorização para venda em Passo Fundo. Por isso o produto foi depositado em um frigorífico da cidade e depois doado para a Semcas, secretaria de Assistência Social. Os fiscais também fizeram ação na RS 153, mas nada foi apreendido, apenas repassadas orientações.
O SERVIÇO
O Serviço de Inspeção Municipal funciona desde 1998 na prefeitura. A equipe, composto por técnicos e veterinários, é responsável pela inspeção em abatedouros, antes e durante os abates. Também vistoria estabelecimentos comerciais, para avaliar se os produtos estão em condições de consumo.
Todos os produtos de origem animal devem passar pelo serviço, inclusive os da Feira do Produtor onde periodicamente a equipe faz visitas. Além disso, a equipe projeta para este ano a realização de palestras em vilas e bairros do município, visando esclarecer a população, evitando que compre produtos não inspecionados e que podem trazer riscos para a saúde.