Prefeitura garante atendimento gratuito à pequenos animais

Prefeitura garante atendimento gratuito à pequenos animais

O Setor de Pequenos Animais da Secretaria do Interior proporcionou, durante o primeiro trimestre deste ano, 935 atendimentos clínico gratuito, principalmente à cães e gatos. A responsável pelo setor, a médica veterinária Tahísa Faria Velloso explica que, o atendimento é preferencialmente ao público de baixa renda, que não tem condições de pagar consulta particular a seus animaizinhos de estimação. Segundo a veterinária, o Setor de Pequenos Animais presta apenas atendimento clínico porque não dispõe de estrutura para realizar exames complementares – de sangue, urina, raio X, ecografia, entre outros.
Apesar disso, o trabalho desenvolvido pelo setor é de fundamental importância para o combate a zoonoses, que podem representar riscos à saúde pública. Tahísa Faria Velloso afirma que, além da consulta, os animais, quando constatada alguma patologia, já recebem medicação emergencial, mas o restante do tratamento deve ser feito pelo proprietário de acordo com a receita fornecida. Segundo ela, nem sempre existem remédios no setor para todas as patologias. Nos casos mais complexos que necessitam de exames complementares ou procedimentos cirúrgicos, os animais são encaminhados para clínicas particulares. Nestes casos, os custos devem ser bancados pelos donos.
A médica veterinária explica que o Setor de Pequenos Animais da Secretaria do Interior presta o atendimento clínico emergencial. Em média, são prestados 15 atendimentos por dia. Nos primeiros três meses deste ano foram prestados 935 atendimentos a animais com várias patologias. Tahísa Faria Velloso revela que a maior incidência é de doenças de pele como sarna sarcóptica, que inclusive pode ser transmitida pelo animal ao ser humano. Neste caso, a família é orientada a procurar um médico. Os cães são os principais clientes do Setor de Pequenos Animais. Em segundo lugar, os felinos – gatos. Animais exóticos como aves, tartarugas, roedores, entre outros, também são levados para atendimento.
O Setor de Pequenos Animais da Secretaria do Interior funciona de segunda a quinta-feira, das 8 às 11h 30min e das 13h 30min às 17 horas, num dos prédios do antigo Quartel. Devido a grande demanda, a manhã de sexta-feira é dedicada exclusivamente para o atendimento de animais com problemas de pele. O trabalho é feito por uma estagiária de veterinária da Universidade de Passo Fundo. Segundo Tahísa Faria Velloso, os dados deste trabalho servirão para fazer um mapeamento da cidade para detectar onde existem os focos deste tipo de zoonose – sarna. A partir daí pode se tomar medidas de combate a doença. O secretário do Interior, Marcos Susin disse que com esse trabalho do Setor de Pequenos Animais, a administração Dipp-Corralo, além de atender a demanda do público de baixa renda, garante também a saúde pública, evitando a proliferação de zoonoses.


A médica veterinária Tahísa Faria Velloso, responsável pelo Setor de Pequenos Animais
Foto: Divulgação

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 27 de abril de 2007.