Representantes dos seis distritos opinaram sobre as propostas apresentadas entre os meses de maio e junho, pelas secretarias do Interior e da Saúde

Uma reunião realizada esta semana para definir as prioridades relacionadas à saúde no interior do município, reuniu representantes dos seis distritos, que opinaram sobre as propostas apresentadas entre os meses de maio e junho, pelas secretarias do Interior e da Saúde.
Dos encontros com moradores da área rural do município, saíram três propostas: a primeira, contemplava a construção de uma unidade de saúde no interior; a segunda ideia, seria que os moradores se deslocassem até a unidade básica de saúde mais próxima para procurar atendimento; a terceira proposta era que o atendimento permanecesse como está, ou seja, cada comunidade procura uma unidade mais próxima da sua localidade, porém, o número de médicos seria ampliado.
Na reunião, ficou definido que a UBS – Unidade Básica de Saúde que está sendo construída no bairro Integração deverá atender os moradores dos distritos. A unidade contará com um médico específico para atendimento dos moradores do interior, que fará 40 horas semanais, além de oferecer atendimento odontológico, exames e farmácia centralizada. A previsão é que até o final deste ano a unidade esteja em condições de atendimento.
“Além desta unidade, as que hoje atendem os distritos também devem permanecer. Passo Fundo aderiu ao programa Mais Médicos, do Governo Federal. Assim que tivermos profissionais disponíveis, encaminharemos para atender a demanda do interior. Queremos que os moradores da área rual tenham um bom atendimento, sem precisar disputar lugar nas emergências dos hospitais e nos CAIS”, enfatizou o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho.
Para a secretária Liliane Rebechi, responsável pelo Interior, o objetivo foi ouvir o que cada distrito prefere, além de adequar as propostas às necessidades da comunidade rural. “É importante destacarmos que é a primeira vez que os moradores do interior são ouvidos em relação às demandas da saúde. Estamos fazendo algo inédito em Passo Fundo”, destacou Liliane.
Luiz Artur também destacou a importância dos encontros para ouvir os moradores. “Foram seis reuniões realizadas onde nós ouvimos as demandas dos distritos do município. A partir daí formatamos uma proposta para o interior”, explicou o secretário.