Prefeitura promove processo de qualificação da alimentação escolar através da agricultura familiar

O planejamento para 2024 e 2025 prevê, com a inclusão de novos produtos, o investimento de mais de 7,7 milhões de reais na aquisição de alimentos

Nos últimos anos, a Administração Municipal passou a ter um olhar diferenciado sobre a alimentação escolar, com novos investimentos e com a reestruturação das ações, através da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Nutrição Escolar - CNE, promovendo uma alimentação de qualidade para os alunos da Rede de Ensino, qualificando o trabalho a cada ano, através de um comprometimento constante com a saúde e bem-estar dos estudantes.

De acordo com a Coordenadora de Nutrição Escolar, Eloir Pereira Gwozdz no planejamento ocorreram importantes alterações, conforme Resolução 06/2020 com a incorporação de uma maior quantidade e variedade de alimentos. “Foi construído um cardápio com frutas, legumes, verduras, ovos, feijão, lentilha, macarrão, arroz, farinha de milho, aipim descascado e congelado, seleta de legumes in natura congelada, moranga in natura congelada, carnes variadas, suco de frutas integral, polpa de tomate, entre outros. Houve uma significativa redução da oferta de açúcar de adição, a exclusão total de biscoitos industrializados, cereais matinais açucarados, achocolatados, entre outros, com o objetivo de ofertar refeições mais completas nutricionalmente. Lembramos que a comunidade em geral pode acessar os cardápios no site do município”, declara a coordenadora.

Assim, para garantir que o novo cardápio fosse viabilizado, foi necessário movimentar o setor da agricultura familiar, para que se tornasse possível atender os mais de 17.000 alunos na Rede.
Conforme o Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Cristian Thans, foi necessário uma construção do diálogo entre gestão pública e produtores rurais, através da articulação da Secretaria de Educação, com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, com a especial contribuição da EMATER/ASCAR de Erechim e Passo Fundo, no fomento da participação dos produtores da Agricultura Familiar, para inserção de produtos de qualidade na alimentação escolar. “A construção de diálogo resultou em um aumento significativo da participação de agricultores locais que em 2021 eram apenas 2, e em 2023 dos 31 fornecedores 14 são do município”, frisa o secretário.

Todo processo de compras, no que se refere à agricultura familiar, é construído de forma conjunta entre a Prefeitura de Passo Fundo, Emater/ASCAR de Erechim e Passo Fundo e com os agricultores, Desta forma são realizadas, desde 2021 e como maior afinamento em 2023, reuniões trimestrais e ajustes de condutas para qualificação de ambos. “A obrigatoriedade das compras da agricultura familiar é de 30% dos recursos financeiros federais, porém desde 2021, através da inclusão de novos alimentos, conforme o zoneamento rural e, também, na busca de novos fornecedores, o Município utiliza mais de 90% dos recursos federais destinados para alimentação escolar e, ainda, utiliza recursos próprios para dar o aporte necessário dos hortifrutigranjeiros, através do Programa de Aquisição de Alimentos - Compras Institucionais”, aponta Thans.

A soma de todas as construções, realizadas em prol de uma alimentação escolar em quantidade e qualidade adequadas, resultou, no decorrer do ano de 2023, na oferta de mais de 3 milhões de refeições servidas, a partir da aquisição dos itens de alimentação, totalizando 70 toneladas de alimentos distribuídos. “Estas iniciativas, coordenadas, resultaram no montante mais de 4 milhões de reais investidos pelo Município, na produção da agricultura familiar, ofertando alimentos que proporcionaram melhores condições de saúde e bem-estar aos alunos atendidos pela Escolas e projetos educacionais, do Município de Passo Fundo”, ressalta Eloir.

O planejamento para 2024 e 2025 prevê, com a inclusão de novos produtos, a projeção do investimento de mais de 7,7 milhões de reais para aquisição de produtos da agricultura familiar. Os editais destes processos licitatórios estão disponíveis, no Portal da Transparência do Município, no site www.pmpf.rs.gov.br