Até o mês de março, a equipe do programa já distribuiu sementes para aproximadamente 190 famílias, além de atender a mais de 70 solicitações para assistência técnica em hortas

Outra finalidade do programa é mostrar que é possível consumir alimentos saudáveis e livres de produtos tóxicos, desenvolvendo a horta no terreno da casa, apartamento ou sítio. As pessoas cadastradas no programa recebem da Prefeitura as sementes das hortaliças da estação e desenvolvem os cuidados em quatro etapas, sempre observando a rotação da cultura e a prevenção de doenças e pragas.
Na manhã desta terça-feira (01), a equipe responsável pelo programa visitou a horta da Dona Teresinha Elias, na Cohab. Há cinco anos, Teresinha planta temperos, alface, moranga, abóbora, tomate, milho entre outras espécies no quintal de casa. “Nos últimos dias percebi que a alface plantada estava um pouco murcha, por isso, entrei em contato com a Secretaria do Interior para solicitar ajuda”, contou.
De acordo com o gerente do programa, Juares Baltazar dos Santos, o problema com a horta da Dona Teresinha foi a pouca rotatividade de culturas, o que facilita a proliferação de doenças. “É necessário que se faça a rotação de culturas para evitar doenças e pragas”, explicou.
A visita técnica da equipe auxilia em diversas orientações, além da escolha do espaço, verificação da qualidade do solo, fertilidade e escolha das culturas apropriadas. Na próxima semana, o Programa Plantando em Casa vai acompanhar o trabalho dos alunos da APAE, dando orientações sobre a horta existente na entidade.
Quem tiver interesse em solicitar sementes para plantio em casa ou necessitar de assistência técnica deve entrar em contato com a Secretaria do Interior pelo telefone (54) 3311-1193.