Prefeitura Lança 5ª Edição dos Jogos de Integração Escolar

Competição terá a participação de 21 escolas da rede municipal de ensino, envolvendo quatro modalidades esportivas e mais de 600 alunos

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio das Secretarias de Esportes e Educação, lançou na manhã desta segunda-feira (20) a quinta edição dos Jogos de Integração das Escolas da Rede Municipal. O evento foi realizado na EMEF Daniel Dipp, no bairro Hípica, e contou com a presença dos representantes das 21 escolas que participarão da competição.

Presente no evento, o vice-prefeito, João Pedro Nunes, destacou a importância do envolvimento dos alunos e professores em competições esportivas, ressaltando que o esporte é um elemento fundamental na preparação de crianças e jovens para a vida em sociedade. "Não são apenas jogos, são atividades que ajudam a formar o caráter de cada aluno, tornando-os cidadãos responsáveis, competitivos e solidários, preparados para encarar os desafios da vida adulta", afirmou Nunes.

Os Jogos Escolares surgiram em 2017 com o objetivo de valorizar os esportes praticados nas escolas municipais, promovendo a prática esportiva, a integração dos alunos e incentivando a cooperação, o companheirismo e a amizade entre os estudantes da rede.

Conforme o secretário de Esportes, Guerton Benck, a competição contribui, não apenas para a melhoria da saúde e bem-estar dos alunos, mas também para o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, liderança e respeito mútuo. "A disputa saudável dos jogos deve estimular nos jovens, além dos desafios da competição, o espírito de superação e a busca pela excelência, ajudando a preparar os jovens não apenas para desafios esportivos, mas também para os desafios da vida", disse Benck.

O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, destacou a parceria entre as secretarias na 5ª edição dos jogos, sob o ponto de vista educacional. "A importância do exercício físico para a capacidade cognitiva dos estudantes é inegável. Ou seja, aprende melhor quem é mais saudável! Neste ano, são 21 escolas participando, e nosso objetivo é ampliar ainda mais a participação da rede. Por fim, esta iniciativa dialoga diretamente com a Escola Pública de Esporte, que tem por objetivo ampliar a oferta de práticas esportivas para nossos alunos", frisou Teixeira.

Nesta 5ª edição dos jogos, participarão 21 escolas da cidade, e mais de 600 alunos, que competirão nas modalidades de futsal, voleibol, basquete e atletismo, tanto no masculino quanto no feminino. Os jogos acontecerão nos ginásios das escolas durante dois meses, começando nesta segunda-feira com jogos de futsal envolvendo as equipes das escolas municipais Daniel Dipp, Sebastião Rocha, Arno Otto Khiel e Guaraci Barroso Marinho.