Momento histórico: Prefeitura entrega o primeiro prêmio do Fundo Municipal do Esporte

O Município destinou ao Funesporte R$ 500 mil. Ao todo, 38 projetos foram contemplados no primeiro edital, que teve a premiação realizada na manhã desta terça-feira

Na manhã desta terça-feira (19), Passo Fundo vivenciou um momento histórico: a Prefeitura fez a entrega do primeiro prêmio do Fundo Municipal do Esporte (Funesporte). Um valor de R$ 500 mil, destinado pelo próprio Município, foi dividido entre 38 projetos contemplados no primeiro edital público aberto para a iniciativa.

O prefeito, Pedro Almeida, entregou um troféu simbólico a atletas, equipes e gestores esportivos, lembrando que, com o Funesporte, implementado no fim de 2021, Passo Fundo passou a contar com uma política pública de apoio e incentivo. “Esse é um momento para ficar lembrado para sempre. O esporte transforma vidas e ninguém duvida do seu papel social. Os nossos esportistas merecem o reconhecimento e a confiança para que sigam sendo campeões, levando o nome da cidade e inspirando outras pessoas”, disse.

Nas redes sociais, o skatista Wesley Emanuel, que foi um dos contemplados pelo primeiro edital, manifestou a importância da ação. “A galera do skate está no corre e, muitas vezes, não tem o suporte para crescer neste meio. Só agradecer por esse projeto ter dado certo”, mencionou.

Com uma extensa trajetória no esporte como técnico de voleibol, gestor de projetos esportivos em várias modalidades e professor universitário, o secretário de Esportes, Gilberto Bellaver, enfatizou que o Funesporte é um marco. “Passamos muito tempo nos perguntando: qual vai ser o dia que teremos apoio do poder público? Esse dia chegou. Transformem o Funesporte em uma medalha, um troféu, um cinturão... E nunca mais esqueçam do dia em que a Prefeitura provocou uma mudança no esporte”, afirmou.

A entrega foi realizada no Teatro do Sesc, ao lado do ex-tenista passo-fundense Marcos Daniel e do presidente do Conselho Municipal de Desporto, Guerton Schell Benck. Durante a cerimônia, o prefeito reafirmou que o Município fará, anualmente, um depósito de meio milhão de reais ao fundo e buscará a captação de mais recursos para a iniciativa, beneficiando atletas, equipes e gestores e fortalecendo o esporte.

Projetos contemplados

Equipes esportivas de rendimento de esportes individuais
R$ 26.500,00 por projeto

- Associação Olympika De Artes Marciais