Prefeitura leva educadores físicos a academias ao ar livre

Projeto-piloto do programa Passo Fundo em Movimento abrange cinco academias, em diferentes regiões. Cada uma oferece aulas supervisionadas duas vezes na semana

Moradores do Bairro Planaltina iniciaram a terça-feira com muita disposição e cuidando da saúde. Na academia ao ar livre situada na Rua Professora Lucile Fragoso de Albuquerque, eles receberam um educador físico e tiveram uma hora de acompanhamento para a realização das atividades físicas. Essa é uma iniciativa da Prefeitura, que implementou há cerca de um mês o programa Passo Fundo em Movimento.

Ivete Savi, de 63 anos, está de olho no cronograma que indica o horário em que o instrutor estará no local e não perde o horário para os exercícios. “A gente já vinha antes e hoje tem o professor. São exercícios elaborados, com orientações, e eu fico mais disposta e sem dores. Prefiro vir aqui para usar uma hora do meu dia em atividades e ter os exames bons do que ir ao médico com problemas de saúde”, disse.

As academias ao ar livre são espaços nos bairros e na região central destinados à prática de atividades físicas. Hoje, há mais de 20 na cidade. O projeto-piloto abrange cinco espaços, em diferentes regiões, com aulas semanais em dois dias da semana. O número de locais será expandido conforme a utilização das comunidades.

O secretário de Esportes, Gilberto Bellaver, afirma que os moradores receberam com entusiamo a iniciativa. “Em pouco mais de 20 dias, tivemos 65 atendimentos diretos. Estamos muito animados com essa aceitação, pois ir até a academia ao ar livre em um determinado horário não era um hábito das pessoas e está se tornando. Já temos turmas com 10 alunos e a nossa expectativa é ampliarmos ainda mais os atendimentos com o início da primavera”, avalia.

Ainda conforme o secretário, a utilização adequada proporciona benefícios importantes para a população. “O programa cria uma nova proposta e legitimidade às academias ao ar livre. Temos um equipamento que, às vezes, é utilizado de forma errada em virtude da falta de orientação. Essa ideia vem ao encontro de trazer melhorias para a vida das pessoas com a prática de atividades físicas orientadas e gratuitas”, pontuou.

O prefeito, Pedro Almeida, enfatiza a importância do Passo Fundo em Movimento e a ocupação dos equipamentos públicos. “Temos um olhar muito especial para o esporte, que é dos atletas, mas também da população. O esporte representa o cuidado com a saúde e a qualidade de vida, que são coisas que pretendemos trazer com o programa. E queremos ver cada vez mais as pessoas aproveitando os espaços que a cidade oferece”, disse.

Academias que já recebem as atividades:
Bairro Planaltina – Rua Professora Lucile Fragoso de Albuquerque
Terça-feira – 8h30 às 9h30 | 15h às 16h
Quinta-feira – 8h30 às 9h30 | 15h às 16h

Bairro Petrópolis – Avenida Rui Barbosa
Quarta-feira – 8h às 9h | 17h às 18h
Sábado – 8h às 9h | 17h às 18h

Bairro Cohab Secchi – Avenida Zero Hora
Terça-feira – 10h às 11h | 16h30 às 17h30
Quinta-feira – 10h às 11h | 16h30 às 17h30
Complexo Esportivo Delmar Sittoni – Bairro Nonoai
Terça-feira – 9h às 10h | 16h às 17h
Sábado – 9h às 10h | 16h às 17h

Bairro Santa Maria II – Rua Ermelindo Valentin Argenton
Terça-feira – 8h às 9h | 17h às 18h
Sexta-feira – 8h às 9h | 17h às 18h

E tem mais
Além disso, dentro do Passo Fundo em Movimento, a Prefeitura criará uma grande aula mensal. Inicialmente, essa atividade será realizada na Praça da Mãe, em frente ao Colégio Estadual Joaquim Fagundes dos Reis. O horário será previamente informado. “Essa aula poderá ser diversificada com treinos, ginástica e modalidades esportivas diversas para todas as faixas etárias. Queremos chamar as pessoas para a realização de atividades físicas, que contribuem com a saúde e o bem-estar”, enfatizou Bellaver.

Mais tarde, a aula mensal deverá acontecer no Complexo de Esporte e Lazer Fredolino Chimango. O espaço, que já recebia muitas pessoas para a prática de exercícios, está em obras e, em breve, será entregue com muitas possibilidades para a população: academia ao ar livre, pista de corrida e caminhada, campo de futebol 7 com grama sintética, quadra para esporte de areia, quadra poliesportiva, espaço funcional e espaço para convivência.