Prefeitura levará educadores físicos a academias ao ar livre a partir desta semana

As academias ao ar livre são espaços nos bairros e na região central destinados à prática de atividades físicas. A partir de uma iniciativa da Prefeitura, chamada de Passo Fundo em Movimento, […]

As academias ao ar livre são espaços nos bairros e na região central destinados à prática de atividades físicas. A partir de uma iniciativa da Prefeitura, chamada de Passo Fundo em Movimento, os usuários passarão a contar com professores de Educação Física em horários específicos, que farão orientações gratuitas sobre a utilização dos equipamentos. O projeto-piloto foi apresentado na manhã desta quarta-feira (17), no Complexo Esportivo Delmar Sittoni, e abrangerá cinco academias a partir desta semana.

De acordo com o prefeito, Pedro Almeida, a ideia é, além de promover informações, estimular a utilização desses espaços. “Temos um olhar muito especial para o esporte, que é dos atletas, mas também da população. O esporte representa o cuidado com a saúde e a qualidade de vida, que são coisas que pretendemos trazer com o Passo Fundo em Movimento”, disse.

Para dar início ao projeto, a partir de um estudo da Secretaria de Esportes, foram escolhidas cinco academias. A ação será expandida de acordo com o retorno das comunidades. O secretário da pasta, Gilberto Bellaver, explica que os educadores estarão presentes nesses locais em horários específicos. “Serão acompanhamentos de uma hora em que a população terá informações e instruções para a prática dos exercícios físicos e sobre como otimizar o uso dos equipamentos”, declarou.

Ainda conforme o secretário, a utilização adequada proporciona benefícios para as comunidades. “O projeto cria uma nova proposta e legitimidade às academias ao ar livre. Temos um equipamento que, às vezes, é utilizado de forma errada em virtude da falta de orientação. Essa ideia vem ao encontro de trazer melhorias para a vida das pessoas com a prática de atividades físicas orientadas e gratuitas”, pontuou.

Gisele Leite, de 35 anos, acompanhou a apresentação dos instrutores no Delmar Sittoni e participou de uma aula experimental de alongamento junto com os filhos Lucas, Enzo e Yasmin e o genro Vitor. “Meu genro e minha filha trouxeram essa ideia e acabamos vindo aqui com as crianças para caminhar e fazer exercícios frequentemente. Achei essa novidade dos educadores muito interessante, pois somos leigos e ter orientações será importante. Vamos vir com certeza”, contou.

Academias que já receberão as atividades
Bairro Planaltina – Rua Professora Lucile Fragoso de Albuquerque
Terça-feira – 8h30 às 9h30 | 15h às 16h
Quinta-feira – 8h30 às 9h30 | 15h às 16h

Bairro Petrópolis – Avenida Rui Barbosa
Quarta-feira e sábado – 8h às 9h
Quarta-feira e sábado – 17h às 18h

Bairro Cohab Secchi – Avenida Zero Hora
Terça-feira – 10h às 11h | 16h30 às 17h30
Quinta-feira – 10h às 11h | 16h30 às 17h30

Complexo Esportivo Delmar Sittoni – Bairro Nonoai
Terça-feira e sábado – 9h às 10h
Terça-feira e quinta-feira – 16h às 17h

Bairro Santa Maria II – Rua Ermelindo Valentin Argenton
Terça-feira – 8h às 17h
Sexta-feira – 8h às 17h

E tem mais
Além disso, dentro do Passo Fundo em Movimento, a Prefeitura criará uma grande aula mensal. Neste momento, essa atividade será realizada na Praça da Mãe, em frente ao Colégio Estadual Joaquim Fagundes dos Reis. “Essa aula poderá ser diversificada com treinos, ginástica e modalidades esportivas diversas para todas as faixas etárias. Queremos chamar as pessoas para a realização de atividades físicas, que contribuem com a saúde e o bem-estar”, enfatizou Bellaver.

Mais tarde, a aula mensal deverá acontecer no Complexo de Esporte e Lazer Fredolino Chimango. O espaço, que já recebia muitas pessoas para a prática de exercícios, está em obras e, em breve, será entregue com muitas possibilidades para a população: academia ao ar livre, pista de corrida e caminhada, campo de futebol 7 com grama sintética, quadra para esporte de areia, quadra poliesportiva, espaço funcional e espaço para convivência.

Fotos: Michel Sanderi