Prefeito Pedro Almeida abre a 4ª edição dos Jogos de Integração da Rede Municipal de Ensino

A competição envolverá os alunos da rede em seis modalidades: Atletismo, Basquetebol 3×3, Futsal, Handebol, Voleibol e Xadrez. Os jogos serão realizados nas escolas e no Centro de Esporte e Lazer Fredolino Chimango

A Prefeitura de Passo Fundo realizará, entre os meses de maio e julho, a 4ª edição dos Jogos de Integração da Rede Municipal de Ensino. O lançamento do campeonato foi feito pelo prefeito Pedro Almeida na manhã desta terça-feira (23), no Centro de Esporte e Lazer Fredolino Chimango, que vai concentrar inúmeros jogos da competição.

O prefeito destacou que a competição terá como principais objetivos incentivar o esporte, unir as escolas e promover a ocupação de um dos mais importantes equipamentos públicos de Passo Fundo para a área, que é o Fredolino Chimango. “O esporte de Passo Fundo vive um ótimo momento com várias ações que estimulam as pessoas e valorizam os atletas. Inauguramos esse complexo esportivo na semana passada e, agora, durante a Semana Municipal do Esporte, temos a alegria de anunciar a retomada desses jogos”, disse.

A competição envolverá seis modalidades: Atletismo, Basquetebol 3x3, Futsal, Handebol, Voleibol e Xadrez. Poderão participar os alunos e as alunas da rede municipal que nasceram entre os anos 2008 e 2012, divididos nas categorias infantil e mirim. Cada escola é responsável por compor e inscrever as suas equipes.

Para o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, é muito importante que as instituições participem de eventos como esse. “Aprende mais quem tem mais saúde física, cuida melhor do seu corpo, sabe conviver melhor com os outros e com disciplina. É isso que o esporte oferece”, defendeu.

O lançamento da competição foi feito com a presença de 13 escolas municipais, da cidade e do interior. O secretário de Esporte, Gilberto Bellaver, deu as boas-vindas aos estudantes e reafirmou o papel do esporte nas transformações sociais. “Podemos mudar a vida das pessoas através de várias áreas e com ações articuladas, como estamos fazendo aqui. Bernardinho diz que vontade de se preparar tem que ser muito maior que a vontade de vencer. Vencer vai fazer parte da preparação. Preparem-se para os jogos da melhor forma que puderem, com as condições que tiverem. Mas, acima disso, vejam que essa é uma oportunidade de integração”, disse.

Foto: Michel Sanderi