Prefeitura autoriza licitação para construção do Centro de Iniciação ao Esporte

Buscando incentivar a prática esportiva e a formação de atletas, o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, assinou a autorização para abertura do processo licitatório da construção de um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no município. A estrutura será localizada na Rua Palmares, s/n, no Bairro Donária.

O processo inicia com a contratação de uma empresa, por meio de licitação, para realizar a obra. Após o processo licitatório ser concluído, os serviços serão iniciados. O investimento, em recursos federais e próprios do município, será de quase R$ 5 milhões. Passo Fundo foi uma das 260 cidades contempladas para receber do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE).

Para o secretário dos Esportes, Gilberto Bellaver, será um polo esportivo muito importante para Passo Fundo e região. “O CIE será instalado em uma região que tem carência de um espaço para o esporte e que também poderá atender toda a população. Este é o primeiro grande passo para trabalharmos políticas públicas no município”, disse.

Além dos moradores da Donária, a localização do CIE atenderá de forma direta as comunidades do entorno, como os bairros Santa Marta, Nossa Senhora Aparecida, Jardim América, além da Vila 20 de Setembro e do Loteamento Força e Luz, beneficiando mais de 5 mil pessoas.

Entretanto, por ser um espaço diferenciado para a prática de esportes olímpicos, paraolímpicos e não olímpicos, toda a população de Passo Fundo e municípios do Estado poderá usar o espaço, seja para treinos ou competições.

O objetivo dos Centros de Iniciação ao Esporte é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado. Por isso, o centro representa uma oportunidade para estimular a formação de novos atletas e a profissionalização dos atletas já ativos.

Passo Fundo passará a ter o esporte como pauta cotidiana da comunidade, com acesso a diferentes modalidades que podem ser escolhidas pelo município. Entre as possibilidades de mais de 20 modalidades, estão: atletismo, futebol, vôlei, lutas, boxe, basquete, goalball, entre outras. O CIE contará com quadra reversível, arquibancadas, pista de atletismo externa, espaço para academia e outras áreas de estrutura básica.

O serviço deve ser finalizado em 210 dias, a partir da publicação da Ordem de Serviço.

Atualizado em 12 de março de 2015.