Passeio ciclístico de volta às aulas incentiva o uso da bicicleta e o esporte

Proporcionar um índice de qualidade de vida cada vez maior para a população e mostrar alternativas de mobilidade urbana são algumas das principais ações da Prefeitura de Passo Fundo. Pensando no uso correto da bicicleta e da ciclovia, bem como na educação para o trânsito, o Passeio Ciclístico Volta às Aulas uniu esporte e educação na manhã desse domingo (22).

Nem a chuva diminuiu a motivação de adultos, adolescentes e crianças para comparecer ao evento, que também buscou iniciar o ano letivo das escolas com uma dinâmica diferenciada.

O percurso de 3 quilômetros na Ciclovia Bernardo Martio foi realizado com muita alegria e cor pela pequena Bianca e seu pai, com direito a uma decoração especial para a bicicleta. “Voltei a andar de bicicleta há três anos e participei de um passeio com a Bianca na cadeirinha. Desde então, todo domingo saímos para andar de bicicleta. Estou incentivando ela para me acompanhar na bicicleta daqui alguns anos”, observou Marcos Antônio Soder, que participou do passeio com sua filha Bianca.

Para o secretário dos Esportes, Gilberto Bellaver, iniciativas como esta criam uma cultura diferente na cidade, voltada à prática de esportes, uso da bicicleta e respeito no trânsito, a fim de criar uma convivência em harmonia. “A mobilização do primeiro passeio é em função das volta às aulas e também para mostrar a importância dos exercícios físicos, além de conscientizar o uso da ciclovia da melhor forma possível. Estou feliz pela participação das pessoas e futuramente o objetivo é aumentar esse número e fazer mais ações como esta”, disse Gilberto.

O passeio ciclístico, promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, com organização da Secretaria Extraordinária dos Esportes, faz parte do Programa Passo Fundo Vai de Bici.

Outros passeios serão realizados nos próximos meses, para que a ciclovia seja cada vez mais parte da cidade e a bicicleta uma opção saudável e sustentável.

Atualizado em 22 de fevereiro de 2015.