Prefeitura amplia número de Laboratórios Maker de Aprendizagem para alunos do Ensino Fundamental

Os Laboratórios Maker da rede municipal potencializam a aprendizagem dos alunos

A Prefeitura de Passo Fundo está avançando significativamente na qualificação da educação, por meio da ampliação do número de Laboratórios Maker de Aprendizagem em todas as escolas de Ensino Fundamental do município. Essas estruturas inovadoras visam capacitar os alunos para o uso de ferramentas tecnológicas e digitais, sendo que cada Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) com espaço físico disponível recebeu uma unidade desses laboratórios.

Já estão em funcionamento 29 unidades desses laboratórios, além de um FabLab e um Centro de Formação Maker para Professores na Escola das Profissões. Isso representa um total de 31 laboratórios, com mais duas unidades em análise para instalação.

Laboratórios maker são espaços físicos equipados com uma variedade de ferramentas, materiais e tecnologias, onde pessoas podem criar, experimentar e desenvolver projetos de forma prática e colaborativa. Esses espaços são destinados a promover a cultura do "faça você mesmo" incentivando a criatividade, inovação e o aprendizado prático em áreas como eletrônica, programação, robótica, marcenaria, entre outros. Segundo o Secretário Municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, a presença e o uso dos laboratórios maker nas escolas públicas municipais, consolida a decisão por ofertar aos nossos alunos e alunas o que há de mais moderno e potente em termos de espaços de aprendizagem.

De acordo com o responsável pela implementação dos Laboratórios Maker, Daniel Puhl, tratam-se de espaços especialmente projetados para fomentar a criatividade e a resolução de problemas entre os alunos. "Eles desenvolvem habilidades essenciais para os profissionais do século XXI, como o pensamento crítico e a capacidade de inovação. Além disso, esses laboratórios privilegiam conceitos contemporâneos em educação, como o Movimento Maker e a Aprendizagem Criativa", aponta.

Um dos benefícios desses laboratórios é o suporte que oferecem aos professores para propostas pedagógicas inovadoras. Isso inclui não apenas o acesso à infraestrutura tecnológica, mas também a formação necessária para aproveitar ao máximo esses recursos na formação de seus alunos.

O professor Anderson Ferreira de Camargo, que leciona Matemática e Cultura Digital, destaca a importância desses laboratórios para os alunos. "Os estudantes conseguem aplicar na prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, o que estimula o desenvolvimento do pensamento crítico e a busca por soluções criativas", avalia.

Os alunos demonstram grande entusiasmo pelas atividades nos laboratórios. Thamyres, do 7º ano, está engajada em um projeto com um carrinho motorizado, enquanto Arthur, também do 7º ano, está imerso no projeto de um autorama, contextos lúdicos onde precisam colocar em prática conhecimentos teóricos. Ambos ressaltam a relevância de aprender por meio da prática e de aplicar esse conhecimento em atividades como corridas de carrinhos na escola.

Com aproximadamente 11 mil alunos do Ensino Fundamental sendo beneficiados pelos espaços maker, a Prefeitura reforça seu compromisso com a educação de qualidade e a preparação dos jovens para os desafios do mundo contemporâneo.