A exposição “Algacir Costa: Um Legado de Gerações” será aberta à comunidade de Passo Fundo e região no Bella Città Shopping, apresentando fragmentos da trajetória do músico e multi-instrumentista. A mostra homenageia […]
A exposição "Algacir Costa: Um Legado de Gerações" será aberta à comunidade de Passo Fundo e região no Bella Città Shopping, apresentando fragmentos da trajetória do músico e multi-instrumentista. A mostra homenageia sua vida e obra, destacando sua profunda ligação com a cidade e sua influência no cenário artístico local.
Algacir Costa nasceu em outubro de 1944, na então Vila Teixeira, que fazia parte do 7º Distrito de Passo Fundo, atual município de Tapejara. Formado em Música pelo Conservatório de Passo Fundo, entre 1968 e 1969, Algacir teve uma carreira notável, atuando não apenas no Rio Grande do Sul, mas em diversos estados do Brasil. Ele participou de inúmeros festivais e animou bailes e eventos com o seu grupo musical, Os Fronteiriços.
Para a Secretária de Cultura de Passo Fundo, Miriê Tedesco, a exposição é uma forma de conectar a história de Algacir com a de seu filho, Yamandu Costa, renomado violonista. “Desde a criação da Escola Pública de Música Yamandu Costa, percebemos como a trajetória de Algacir influenciou Yamandu, tanto na formação artística quanto familiar. O talento de Yamandu, que surgiu muito jovem, foi fortemente potencializado pelo conhecimento didático e pela alma artística do pai”, destacou Miriê.
A exposição, promovida pela Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Cultura, conta com a curadoria do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, da Universidade de Passo Fundo (UPF), e estará aberta ao público de 17 a 31 de outubro, das 10h às 22h, no Bella Città Shopping.