Desfile e Mostra da Cultura Gaúcha na sexta

Eventos acontecem na sexta-feira, dia 20 de setembro

Tradicionalmente, como em todos os anos, no dia 20 de setembro, sexta-feira, acontecerá o Desfile Farroupilha e a 27ª Mostra da Cultura Gaúcha, que este ano traz como tema a vida e obra de Paixão Cortes.

A programação inicia às 8h30, na avenida Sete de Setembro, no Parque da Gare, com o Desfile Militar. Logo após, às 9h30, entra a Mostra da Cultura Gaúcha e o Desfile Farroupilha. Toda a comunidade está convidada para participar da celebração.

Para o secretário de Cultura, Henrique Fonseca, a data será lembrar a história. “Um desfile tradicional com um diferencial que Passo Fundo mantém há muitos anos, não somente com os cavaleiros na avenida, mas mostrando para a população sempre fragmentos da história rio-grandense, sendo neste ano uma homenagem temática ao pesquisador e folclorista Paixão Cortes, que nos deixou um vasto legado deste tipo social que nós denominamos de gaúcho”, ressaltou.

DESFILE MILITAR
Início – 8h30

Concentração: avenida Presidente Vargas, a partir da esquina da avenida Sete de Setembro, sentido São Cristóvão/Centro.

Dispersão: esquina da avenida Sete de Setembro com a rua General Osório.

27ª MOSTRA DA CULTURA GAÚCHA
Início – 9h30

Concentração: avenida Sete de Setembro, esquina com a rua General Osório, seguindo até a venida Brasil (conforme a necessidade, a concentração se estenderá após a travessia da avenida Brasil, até a rua Paissandú).

Abertura:

Peões e Prendas da 7ª Região Tradicionalista
Desfile das delegações dos países latino-americanos que estão em Passo Fundo participando do Festival Patrimonial de Danças em Pares, o Danzpare Brasil e voluntários.

Entidades participantes:
01 – CTG Estância Nova
02 – DT Simpasso
03 – CTG Fagundes dos Reis
04 – CTG Tropel de Caudilhos
05 – CTG Amigos da Tradição
06 – CTG União Campeira
07 – CTG Dom Luiz Felipe de Nadal

Dispersão: avenida Sete de Setembro, esquina com avenida Presidente Vargas.

DESFILE FARROUPILHA
Concentração: rua Morom, esquina com avenida Sete de Setembro, indo até as proximidades da rua Capitão Araújo (bairro Boqueirão).

Cavalarias participantes:
(entram na avenida Sete de Setembro após a última ala do desfile da Mostra da Cultura Gaúcha)
01 – CTG Estância Nova
02 – DT Simpasso
03 – CTG Fagundes dos Reis
04 – CTG Tropel de Caudilhos
05 – CTG Amigos da Tradição
06 – CTG União Campeira
07 – CTG Dom Luiz Felipe de Nadal
08 – Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos José Ronald Bertagnoli
09 – CTG Lalau Miranda
10 – CTG Eduardo Muller
11 – CTG Moacyr da Motta Fortes
12 – CTG Osório Porto
13 – GCT Cavaleiros do Planalto Médio
14 – DT Juvenil
15 – GCT Cavaleiros do Mercosul

Encerramento: dança de integração dos grupos artísticos das entidades participantes.

Dispersão: avenida Sete de Setembro, esquina com avenida Presidente Vargas.

(Foto: Arquivo PMPF)

Atualizado em 18 de setembro de 2019.