Museus são reabertos para comunidade

Após as obras de recuperação do prédio que abriga o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MARVS) e o Museu Histórico Regional (MHR), a Prefeitura de Passo Fundo e a Universidade de Passo Fundo realizaram um ato de reabertura do espaço nesta quinta-feira (31), na abertura da Semana do Município.

As obras de recuperação do prédio contaram com a substituição de toda a parte elétrica do prédio. Para o secretário de Cultura, Henrique Fonseca, “o prédio dos museus, a antiga Intendência, é um prédio tombado de mais de 100 anos e que precisa constantemente de cuidados especiais. Para essa reforma foram quatro meses de muito trabalho e cuidado com todo o acervo. Hoje reabrimos as portas com várias exposições e convidamos toda a população a se apropriar dos nossos espaços públicos!, afirma.

Para marcar o momento, também foi lançada a programação do mês de agosto dos museus, com cinco novas exposições. No MARVS são as exposições “Sobre a Abertura do Espaço”, com obras do artista Elias Maroso, vencedor do concurso de Arte Impressa do Instituto Goethe; e o acervo de obras de Ruth Schneider. Já no MHR são as exposições “Museu Histórico Regional: Tradição e simbologia em Passo Fundo e região”; “A Música que toca”, com acervo de pianos e instrumentos musicais; e “Bonecas do Cioff.

O MAVRS e o MHR são ligados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF.

O prédio onde estão o MAVRS e o MHR está localizado na avenida Brasil, antiga rua do Comércio. A edificação, que foi sede da Intendência Municipal foi tombado como patrimônio histórico em 1990. A construção ocorreu entre os anos de 1909 e 1911, quando então foi inaugurado, durante a administração do coronel Gervásio Lucas Annes.

(Foto: Alex Borgmann)

Atualizado em 1 de agosto de 2019.