Ministério aprova Ponto de Difusão Digital em Passo Fundo

O município de Passo Fundo está entre as 100 cidades brasileiras contempladas com a instalação de um Ponto de Difusão Digital. O projeto, encaminhado pela Administração Municipal, através da Secretaria de Desporto e Cultura (Sedec), em setembro do ano passado, foi aprovado pela Secretaria de Audiovisual, órgão ligado ao Ministério da Cultura. Através da parceria, o município receberá equipamento de projeção e sonorização para exibição de filmes, documentários e shows nacionais.
A finalidade do projeto é apoiar a difusão da produção brasileira independente, através de exibições não comerciais, além de promover a formação de platéia crítica e conhecedora da diversidade cultural nacional. O material de exibição será disponibilizado pelo próprio Ministério da Cultura.
No projeto encaminhado pela administração, foram apresentados dois programas: o Cine Educacional, voltado para o público infantil e adolescente das escolas, e Cine Cidadania, destinado para adultos. Nas duas propostas, o programa prevê espaço para debates sobre o conteúdo das obras.
Em Passo Fundo, o Ponto de Difusão Digital será instalado no auditório da Academia Passo-fundense de Letras. Construído recentemente, o local tem capacidade para 163 lugares. A Sedec já está providenciando a compra e instalação das poltronas. Semanalmente serão realizadas três exibições, todas gratuitas. A instalação dos equipamentos deve ocorrer ainda no primeiro semestre.
Na avaliação do secretário da Sedec, César Augusto dos Santos, a realização do projeto vai preencher uma lacuna no município.

Além do Ponto de Difusão Digital, a secretaria pretende agregar novos projetos voltados para o cinema. Um deles será a exibição de filmes e curtas nacionais em 16 milímetros. “Fechamos uma parceria com o Instituto Estadual de Cinema – IECINE -, que se prontificou em, pelo menos uma vez por mês, trazer o projetor e os filmes a serem exibidos, sem custo algum para o município” explica o secretário. Além de Passo Fundo, as cidades gaúchas de Camaquã, Sobradinho, Vera Cruz e Porto Alegre, foram contempladas com o Ponto de Difusão Digital.

Atualizado em 26 de março de 2007.