Desenvolvimento do Turismo Tradicionalista é discutido em Passo Fundo

Desenvolvimento do Turismo Tradicionalista é discutido em Passo Fundo

O painel Turismo Tradicionalista, que faz parte do projeto “Passo Fundo debate Turismo”, foi realizado na última quarta-feira à noite, na sede da Acisa. O evento, promovido pela Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto (Setur) e Conselho de Desenvolvimento de Passo Fundo, contou com uma grande participação de integrantes do poder público, iniciativa privada e tradicionalistas.
A abertura das discussões foi feita pela secretária da Setur, Tânia Cogo, que afirmou que o poder público municipal está trabalhando para desenvolver o turismo no município, mas para que os projetos sejam realizados é necessária a parceria entre todos os setores interessados.
O presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, foi o primeiro painelista. Ele palestrou sobre as potencialidades turísticas do gauchismo. Savaris destacou que o assunto já foi debatido em vários encontros, mas ainda não foi encontrado um ponto de equilíbrio, o que é necessário, pois cerca de 48% de todo o turismo no Rio Grande do Sul envolve o turismo tradicionalista. O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho ressaltou que para o melhor desenvolvimento deste tipo de turismo alguns problemas precisam ser trabalhados, como por exemplo: compreensão da importância do turismo, infra-estrutura (conforto e aventura), preparação dos receptivos, falta de roteiros, integração dos eventos e divulgação.
O segundo painelista foi o coordenador da 7ª Região Tradicionalista do MTG, Carlos Pinheiro de Almeida. Ele falou sobre as potencialidades estruturais das entidades tradicionalistas de Passo Fundo. Depois, o presidente da Funzoctur, Alexandre Rodrigues, abordou o potencial turístico do Parque de Rodeios da Roselândia. O quarto painelista, Paulo Dutra, delegado estadual do CIOFF, falou sobre o Festival Internacional de Folclore. E encerrando o painel, Daltro Wesp, do Conselho de Desenvolvimento de Passo Fundo, explicou as propostas da entidade para a implantação do turismo tradicionalista, como por exemplo, o projeto ";Passo Fundo cidade da cultura gaúcha"; que dá vida permanente ao Parque da Roselândia.
O evento fez parte das ações preparatórias ao II Fórum de Municipalização do Turismo. O Fórum acontece no dia 13 de junho, dia do turista, e será realizado depois de 10 anos da primeira edição.


Tânia Cogo fez a abertura do painel do turismo tradicionalista.


Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 7 de abril de 2005.