Secretaria de Cidadania e Assistência Social
Conscientização do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 com o objetivo de ampliar o conhecimento da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão das pessoas autistas em todos os aspectos da vida.
O transtorno do espectro autista (TEA) é uma condição neurológica que se manifesta geralmente na infância e pode persistir ao longo da vida. Afeta o desenvolvimento social (dificuldade para acompanhar conversas), comunicativo (repetições de palavras) e comportamental e pode apresentar prejuízos na interação social e na fala. Algumas pessoas podem ser sensíveis a estímulos sensoriais, como luzes, sons e texturas.
Sintomas
Os sintomas do transtorno do espectro autista variam, mas são geralmente observados nas áreas de interação social, comunicação e comportamento. Algumas das dificuldades das pessoas que estão no espectro podem resultar em sintomas como:
- dificuldade para manter o contato visual, como resistência para olhar no olho de alguém durante uma conversa;
- limitações para identificar expressões e emoções faciais, como ironia, posturas e imitações;
- comportamentos repetitivos, como gestos em momentos inapropriados
- sensibilidades sensoriais, em que entender estímulos como cheiros, sabores e texturas pode ser um obstáculo.
Embora não haja uma cura para transtorno do espectro autista, seu tratamento pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades, minimizar desafios e impactar positivamente a qualidade de vida dos pacientes.
É importante ressaltar que o tratamento é diferente e individual. Ele considera as necessidades e características de cada um no espectro autista, como idade, nível de funcionamento e sintomas.
Ter uma rede de apoio é fundamental. O treinamento de responsáveis e apoio psico educacional podem ajudar a família a entender melhor o transtorno, desenvolver estratégias que promovem a interação social e o desenvolvimento da criança.
Nos últimos anos, a Prefeitura de Passo Fundo avançou significativamente na construção de políticas públicas voltada para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).





