Campanha de coleta recolhe mais de 15.000 embalagens no interior de Passo Fundo

Embalagens vazias voltam às empresas de origem para que seja feito o descarte responsável

Uma campanha realizada pela Prefeitura, desde julho, recolheu 15.269 embalagens vazias de agrotóxicos no interior de Passo Fundo. O serviço de recolhimento foi realizado nos distritos de Pulador, Bela Vista, Santa Gema, Santo Antônio do Capinzal, São Valentin e nas comunidades de Vila Rosso, São Braz, Santa Terezinha e Burro Preto. No total, foram 11 pontos de coleta.

As embalagens recolhidas precisaram passar por alguns procedimentos antes do descarte, como a tríplice lavagem, além de estarem separadas das embalagens contaminadas e de suas tampas. Para serem recolhidas, o produtor deveria apresentar o bloco modelo XV.

De acordo com a secretária Liliane Rebechi, do Interior, esse processo já é realizado há algum tempo, seguindo o que determina a lei. “As embalagens vazias voltam às empresas de origem para que seja feito o descarte responsável, o que é muito importante para evitar a contaminação do solo, além de outros problemas. Este ano superamos as expectativas em relação ao número de embalagens coletadas, o que é muito positivo”, destacou Liliane.

A campanha foi realizada pela Prefeitura de Passo Fundo através da secretaria do Interior, dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, Cinbalagens -Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos e da empresa Produtécnica.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 5 de setembro de 2013.