Sema discute formação dos Conselhos Distritais

Sema discute formação dos Conselhos Distritais

A Secretaria Municipal da Agricultura-Sema está discutindo com as comunidades do interior do município a formação dos Conselhos Distritais, buscando viabilizar uma maior participação da população na gestão pública. O secretário da Sema, Marcos Susin explica que a idéia não é nova, pois na gestão passada, a Câmara de Vereadores chegou aprovar um projeto de lei de sua autoria criando os Conselhos Distritais, mas ele foi vetado pelo então prefeito.

Assim, Susin explica que já existe um esboço pensado por várias lideranças como Leandro Lacourt, do distrito de Pulador, Ari Girardi, de São Braz e o hoje secretário da Saúde, médico Alberi Grando, entre outros, que enviaram subsídios de como se criaria e como funcionaria a dinâmica dos conselhos. Para o secretário Marcos Susin, o objetivo é fazer com que não se perca a idéia dos sub-prefeitos, que vão continuar existindo e seriam os porta-vozes dos Conselhos Distritais, para tratar dos problemas de suas respectivas comunidades. Segundo o secretário, os conselhos devem ser formados por lideranças das mais diversas correntes políticas e entidades ligadas aos distritos.

Marcos Susin explica, ainda, que os conselhos vão discutir e definir com as comunidades as prioridades a serem executadas em seus distritos, dentro das limitações financeiras e operacionais da Secretaria da Agricultura ou mesmo de outros setores da Prefeitura. Para o secretário Marcos Susin, os conselhos darão maiores oportunidades para que as comunidades do interior tenham uma participação efetiva nas decisões da gestão pública. Os conselhos devem ser implantados gradativamente a partir das discussões a serem desenvolvidas com as comunidades.


Secretário Marcos Susin

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 13 de setembro de 2005.