Prefeitura formaliza repasse ao esporte

16 atletas e equipes foram contemplados na terceira edição do projeto

O apoio e o incentivo aos esportistas amadores em Passo Fundo integram os compromissos da Administração com o fomento de um setor que, além de dar visibilidade nacional ao município, também promove o desenvolvimento econômico. Por isso, nesta quarta-feira (16), a Prefeitura formalizou o repasse de recursos para os 16 atletas e equipes contemplados com a terceira edição do projeto que concede auxílio financeiro para subsidiá-los na participação de competições em todo o país.
Para o prefeito Pedro Almeida, que fez a entrega dos certificados aos beneficiários do programa durante o ato ocorrido no Teatro Municipal Múcio de Castro, a valorização do esporte amador é uma política pública importante para garantir que os esportistas tenham condições de garantir um bom desempenho nas atividades em que participam. “Os editais de fomento são uma iniciativa que iniciou na gestão anterior e ajudou a democratizar o esporte em Passo Fundo. Através do programa, são contempladas diferentes modalidades, dando oportunidades iguais a todos”, salientou Pedro.
Cada um dos 16 atletas e equipes contempladas recebeu a quantia de R$ 1.500,00 para possibilitar o investimento em alimentação, transporte, hospedagem, a inscrição em competições e a aquisição de materiais para treinamento. O secretário de Esportes, Gilberto Bellaver, destacou que a terceira edição do programa deve ser celebrada como um marco importante para o município. “Em meio a esta pandemia, Passo Fundo é uma das únicas cidades que continua investindo e acreditando no esporte e em seus atletas. Trabalhamos muito no incentivo ao esporte amador, porque valorizamos e precisamos mostrar que este é também um setor fundamental”, disse ele.
Para Bellaver, outro diferencial deste edital e do formato escolhido pelo Município para contemplar os esportistas é a agilidade com que os recursos são disponibilizados. “Após o projeto ser contemplado, o recurso cai direto na conta do atleta, da equipe ou da associação, garantindo também a rápida utilização em despesas como alimentação, hospedagem, transporte e compra de equipamentos, como uniforme”, reiterou o secretário.

Contemplados
O vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Nunes, aproveitou a entrega das premiações para também comentar acerca da importância dos editais que incentivam a promoção de iniciativas como o fomento ao esporte amador. “São iniciativas que demonstram o quanto o esporte é valorizado e reconhecido”, ponderou. O presidente da Câmara Municipal, Rafael Colussi, também participou do ato. 
Receberam os prêmios deste edital as equipes e atletas: Associação Passofundense de Atletismo (APA), Augusto Flores Spessatto, Deyverson Elias, Estevão Max Nogara, Leandro Canal Bonfante, Lucas Giampaoli e Silva Benedetti, Manuela Tatiane Flores Spessatto, Marcos Antonio Amaro Cavalheiro Junior, Scheila Michel Arena Zanatta, Thaua Wesley Tagliari Landim, Arthur Antonelo, Fabio Meira Alves, Leandro de Albuquerque Horner, Marcio Walber Filho, Tatiane Diersmann e Valentina Rocha Gil.
Um dos atletas beneficiados, o ciclista Leandro Bonfante, destacou que o esporte, além dos benefícios físicos e para a saúde, também promove a transformação social. “A prática esportiva melhora a qualidade de vida e as relações sociais, porque motiva e movimenta o indivíduo. Editais e programas que incentivam os atletas auxiliam neste processo, pois fornecem subsídios financeiros que ajudam muito na organização de cada um, permitindo que possamos investir nas nossas práticas”, enalteceu ele, frisando que os benefícios sociais deste investimento feito pelo Poder Público podem ser visualizados na visibilidade dada ao município pelos esportistas. “Mais pessoas vão conhecer as práticas e modalidades diversas e também vão saber que Passo Fundo acredita e investe em seus atletas”.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 16 de junho de 2021.