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Secretaria de Educação


Missão Cidade Educadora

Qual o Objetivo?

Proporcionar uma experiência de estudo, imersão e intercâmbio cultural internacional através da visita a cidades educadoras no mundo inteiro. A Missão faz parte do programa de internacionalização da educação básica da Prefeitura Municipal de Passo Fundo.

Quem Participará?

Todos os estudantes e professores dos 7º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino estarão automaticamente participando do processo. A seleção dos alunos será realizada a partir de duas fases, abaixo descritas.

A missão será composta por 05 estudantes, 05 responsáveis (um por estudante), 05 representantes municipais da Cidade Educadora e 06 professores da Rede Municipal de Ensino de Passo Fundo que representem a competência, o comprometimento e o esforço da educação pública municipal em criar condições formativas diferenciadas para as crianças e jovens do município.

Serão selecionados por meio de processo avaliativo específico um/a estudante e um/a professor(a) de cada área do conhecimento do 7º ano das Escolas Municipais, a saber: Ciências Humanas, Ciências Naturais, Matemática e Linguagens. Também contemplará a Direção, Coordenação Pedagógica e o Estudante destaque do 7º ano – selecionado pelos professores da escola – com melhor desempenho no processo de gamificação entre as EMEFs.

Que compõe a coordenação do processo seletivo?

Adriano Canabarro Teixeira (SME)

Raul Tassi (PGM)

Denize Cornélio da Luz (SME)

Tamara de Fátoma Zmieski (Responsável Gamificação)

Daniel Puhl (Responsável Avaliação Diagnóstica)

Vera Lúcia Giareta (RH/SME)

Fernando Carlos Bicca (Gabinete do Prefeito)

Como acontecerá a seleção?

Os resultados da primeira fase serão apurados em novembro do ano antecedente à missão pela SME e divulgados durante o Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia (FeCIT), seguindo os critérios elencados pela coordenação do processo seletivo. Ou seja, a partir do resultado dos cálculos descritos abaixo, a coordenação enviará para as escolas o nome dos 4 estudantes com melhor resultado em cada um dos componentes curriculares. Desta forma, ao final desta fase, teremos 4 alunos de cada escola habilitados à segunda Fase.

Durante o FeCIT ocorre a fase final de seleção, com os alunos que foram previamente selecionados, por área do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Naturais, Matemática e Linguagens. Consiste em um Desafio temático para cada grupo de estudantes. Caso haja empate ao final da segunda fase, o critério de desempate será a maior nota (média das notas dos trimestres) no componente curricular no qual estiver inscrito: História (Ciências Humanas), Ciências (Ciências Naturais), Matemática (Matemática) e Língua Portuguesa (Linguagens).

Também participarão da Missão o(a) Diretor(a) e o Coordenador(a) Pedagógico(a) com a maior nota no processo de Gamificação entre EMEFs. Para além da avaliação do desempenho no processo de gamificação, a escola precisará ter um índice igual ou superior à 80% de realização das avaliações diagnósticas aplicadas no primeiro e no segundo semestres do ano antecedente à missão. Também participará da missão o estudante do 7º ano, acompanhado por um responsável, escolhido pelos professores da escola por seu empenho acadêmico.

Qual é o cálculo?

OBS: Caso os alunos participantes do processo não tenham realizado a primeira avaliação diagnóstica, eles poderão continuar concorrendo, porém a nota obtida na segunda avaliação diagnóstica será dividida por 2.

A Fase 1 será realizada por escola. Desta forma, cada escola poderá ter até 4 estudantes na Fase 2.

Qual é o critério de desempate?

Em caso de empate entre os alunos na Fase 1, será utilizado, como critério de desempate, a maior nota obtida na área na qual o aluno está concorrendo. Já na Fase Final, se manterá, como critério de desempate, a maior nota obtida na área na qual o aluno está concorrendo, somada à média dos dois primeiros trimestres que este obteve no Projeto de Cultura Digital – para as áreas de Linguagens e Ciências Humanas. Já para as áreas de Ciências Naturais e Matemática, utilizar-se-á a média dos dois primeiros trimestres do Projeto de Pensamento Científico.

Caso subsista o empate após a aplicação de todos os critérios acima, será realizado sorteio entre os potenciais candidatos. Havendo a desistência ou impossibilidade dos primeiros colocados nas áreas descritas acima em participar da missão, serão convocados os próximos da listagem de classificação.

E o professor? Como é selecionado?

Os professores serão indicados pelos estudantes ganhadores, ficando condicionado ao atendimento dos seguintes critérios:

  • Ter a titularidade na turma do estudante ganhador;
  • Ser da mesma área na qual o estudante participou da seleção;
  • Não possuir faltas não justificadas no ano de 2022;
  • Não estar em estágio probatório (caso o professor tenha duas matrículas e, ao menos uma, fora do estágio probatório, poderá ser indicado);
  • Não ter recebido advertência;
  • Não possuir Processo Administrativo Disciplinar tramitando;
  • Manutenção das documentações pedagógicas em dia (sistema e plano de trabalho);
  • Ao menos uma participação nas formações não obrigatórias;
  • Não ter mais de 30 dias por afastamento por motivo de saúde;
  • Não ter gozado licença-prêmio ou interesse no ano de 2022.
  • Obs: o objetivo destes dois últimos critérios busca privilegiar os professores que tenham estabelecido laços mais duradouros com os estudantes.

OBS: Caso o professor indicado pelo estudante não se encaixe nos critérios acima, o aluno deverá indicar outro professor que estará submetido aos mesmos critérios.

Cronograma

Lançamento da Missão Cidade Educadora: agosto de 2023
Término da primeira Fase e divulgação dos resultados parciais: 21 de novembro de 2023
Término da segunda Fase e divulgação dos resultados finais: 24 de novembro de 2023
Reunião com estudantes, responsáveis e professores selecionados: 29 de novembro de 2023
Encaminhamento de documentação:

  • Autorização dos pais: 15 de dezembro de 2023
  • Passaporte: até 01 de fevereiro de 2024

Realização da missão: Abril de 2024.