A escolha dos vencedores se deu por uma comissão julgadora

Neste final de semana o artista visual Tales Miletto concluiu seu projeto de arte urbana no muro que fica na praça da Mãe. Em meio às cores, ele desenvolveu sua arte dentro da proposta Amor de Mãe Natureza, nome que deu a projeto que foi um dos vencedores do edital lançado pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cultura.
Tales foi um dos participantes do processo iniciado no mês de março deste ano pela Prefeitura com o edital que selecionou projetos de arte urbana para serem executados em espaços públicos da cidade. Diversos artistas visuais participaram e seis projetos foram escolhidos. O dele é o primeiro a ser executado.
De acordo com Tales, que pela primeira vez fez uma pintura nessas proporções, a ideia da pintura foi trazer a reconexão ambiental da população com a natureza: “com a mata nativa, com as espécies, com a biodiversidade das Matas Atlânticas brasileiras, mas o principal é a ideia da reconexão e trazer uma espiritualidade na interação humana, trazer um equilíbrio maior do ser humano com a natureza”, explica.
Parceria com os artistas
Os artistas que tiveram seus projetos selecionados recebem R$ 2.000. A escolha dos vencedores se deu por uma comissão julgadora que avaliou a relevância conceitual e temática, o caráter público, a criatividade, originalidade e ineditismo e a viabilidade técnica. Para participar, os projetos precisaram apresentar algum dos seguintes temas: cultura local, com ênfase nas atividades culturais do município, cultura brasileira, preservação da paz e da segurança, preservação do meio ambiente ou inserção social.
Para o secretário de Cultura, Pedro Almeida, a realização do edital foi uma forma de valorizar o trabalho que já vinha sendo realizado pelos artistas de Passo Fundo. “A Prefeitura, sensibilizada com o trabalho voluntário dos artistas visuais da cidade tomou a iniciativa da criação deste edital, que investe nos artistas e incentiva as intervenções artísticas urbanas”, salienta.
Conheça todos os projetos e artistas selecionados
* Jéferson D. de Andrade (Projeto 2) – Praça avenida Brasil Oeste, próximo Colégio Notre Dame
* Tales Miletto (Projeto 1) – Amor de Mãe Natureza – Praça da Mãe, avenida Brasil
* Mariane Loch Sbeghen (Projeto 1) – Patrimônio Invisível – muro da praça em frente ao Espaço Cultural Roseli Dosleski Pretto, avenida Brasil
* Mariane Loch Sbeghen (Projeto 1) – Um olhar sobre o Patrimônio – pátio interno do Espaço Cultural Roseli Dosleski Pretto, avenida Brasil
* Luiz Augusto B. Galera (Projeto 1) – Muro de Contenção – pátio posterior da Estação da Gare, avenida Sete de Setembro, Centro
* Luiz Augusto B. Galera (Projeto 3) – Arcos da Gare – avenida Sete de Setembro, Centro – Parque da Gare
(Fotos: Glenda Vívian)